quarta-feira , setembro 20 2017
Home / Cotidiano / Morre o “gigante” Achyles Marin

Morre o “gigante” Achyles Marin

luto

Por Adalberto Ubiraran

Meu amigo de uma vida, Achyles Marin deixa esta vida pra encontrar-se com sua Alda Marin a bem pouco tempo falecida. Sou ateu, mas era assim que ele me dizia em vida. Que o dia que sua Alda faltasse, para ele a vida estaria encerrada. Que ao encontro dela seguiria.

Fechou os olhos hoje o homem que ao longo da vida chegou a ter perto de 10 mil funcionários, pasmem: sem nenhuma ação trabalhista.

Sem nunca dar um tapa se quer em um filho, na mulher ou úm amigo. Faz perto de 20 anos que apesar de ter casa em Lages, eu quando ia à Lages ficava na cabana nº 12 em sua fazenda.

Eu chegava com minhas filhas e era recepcionado na madrugada pelo seu cachorro tupy na porta da cabana. Frutas na mesa da cabana e um bilhetinho dele me dizendo: “Amanhã te espero p/ o café com tudo que você gosta. E vamos terminar nossas histórias…”.

Já na pré-doença, o “alzheimer”. Eu era admirado pelo poder e prazer em ouvir suas “repetidas histórias”. E sabendo disso, do seu poder e prazer em contar histórias. Lhe pedia pra me contar a que ele mais gostava: “A história do general romano Achiles que ao atravessar um pontilhão levou uma flechada no calcannhar. Daí a história do famoso “Calcanhar de Achiles”.

A última vez que o vi ele não reconhecia mais ninguém. Minha filha Fernanda que faz medicina na UFSC e estuda está doença na faculdade me toca nas costas e dise: “pai ele está chorando. Dentro deste ser imobilizado pela doença está teu amigo de uma vida… te reconheceu…abrace ele, vamos abrace ele…

E ele que não falava já tinha um anos, PRONUNCIOU MEU NOME. Não por obra de “deus” sim, pela imensidão da minha paciência e prazer que eu tinha em ouvvir suas “repetidas histórias”. Afeto, só afeto extremado de lado a lado…

Se o prefeito de Lages meu amIgo Elizeu Mattos quiser pagar o que Lages deve à “Achyles Marin O Grande”. Deve humildemente chegar à seu velório “DE JOELHOS”. Tamanha e envergadura humana dquele cidadão.

Não importa se Adalberto Ubiratan é Ateu, um homem bom ou um grande filho de uma puta.

O que Importa para mim é que eu conheci um homem à frente de seu tempo…

O AGORA GENERAL DA RESERVA E DE TODAS AS ESTRELAS DO PLANETA: ACHYLES MARIN O GRANDE.

Sobre Milton Barao

Veja também

Comunidade do Gralha Azul comemora 20 anos do bairro

O Bairro Gralha Azul está comemorando 20 anos de criação. E por esse motivo o …

3 Comentários

  1. Divaldo Nerbass

    Parabéns, belo comentário. Também aprendi admira-lo pelo seu espírito empreendedor, ela é dona Auda merecem todas as homenagens dos lageanos, que tanto contribuíram para o crescimento da nossa terra. Obrigado.

  2. Silvia Helena Marin Nerbass

    Obrigado pelas palavras,com certeza um Grande Homem,teríamos que ter muitos Achyles Marin,para termos um Brasil melhor e mais honesto.sua filha Silvia.

  3. Beatriz A.P. Tomé

    Você disse bem, Achyles Marin, um homem à frente do seu tempo. Parabéns pelo seu comentário. Ele merece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *