terça-feira , setembro 19 2017
Home / Economia / Depois de 2 séculos, queijo artesanal serrano pode ser comercializado

Depois de 2 séculos, queijo artesanal serrano pode ser comercializado

Em 1730 teve início o ciclo do tropeirismo em Santa Catarina, com a abertura do Caminho das Tropas, que ligava o Cone Sul da América à província de São Paulo. Estudos da Epagri indicam que foi nessa época que teve início a fabricação do queijo artesanal serrano, junto com o surgimento das primeiras propriedades rurais na área.

gabriel queijo

De geração em geração

Pelo menos dois aspectos mantêm a produção do queijo serrano fiel às origens: a receita foi sendo passada de geração em geração e ainda hoje os campos se encontram em grande parte preservados, com abundância de nascentes de água.

Queijo Serrano, deputado Gabriel Ribeiro 1, foto Cristina Gallo, em 3.8.2016

Deputado Gabriel

Pois finalmente, depois de dois séculos, nesta quarta-feira foi aprovado na Assembleia Legislativa de SC, o projeto de lei do deputado Gabriel Ribeiro (PSD), que regulamenta a produção e a venda do queijo artesanal serrano. Agora, o projeto irá ao Centro Administrativo para a sanção do governador Raimundo Colombo.

Queijo Serrano, deputado Gabriel Ribeiro, foto Cristina Gallo, em 3.8.2016

2 mil famílias

Conforme o engenheiro agrônomo Ulisses Córdova, da Epagri, mais de duas mil famílias produzem o queijo artesanal serrano e o produto agrega em torno de R$ 10 mil por ano na renda dessas pessoas. Porém, o comércio não é permitido e, se flagrado, o queijo é incinerado.

Produtos artesanais

A partir da regulamentação do queijo, vários outros produtos artesanais poderão obter o mesmo status. “O queijo serrano, feito há mais de dois séculos, com a evolução das normas da vigilância sanitária, tornou-se um produto à margem da lei. A partir de agora, o queijo vai ter um papel importante na geração de renda para os pequenos produtores rurais”, destacou o deputado Gabriel.

600600p1926EDNmainsignificado-dos-sonhos-queijo1

Fotos: Cristina Gallo e divulgação/Epagri

Com informações: Tarcísio Poglia

Sobre Milton Barao

Veja também

Economista da Globo News profere palestra na Unifacvest

O professor de finanças e comentarista de economia do canal Globo News, Ruy Quintans, será …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *