quarta-feira , agosto 23 2017
Home / Economia / Até para abrir empresa o processo é irritante

Até para abrir empresa o processo é irritante

Chega a 180 dias para abrir uma empresa e Lages quer passar para cinco dias

É tanta a burocracia para abrir uma empresa que o processo pode levar até 180 dias. O processo demanda envolvimento de muitos órgãos, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Junta Comercial, Prefeitura, entre outros, diz Aldo Esmério, coordenador do Núcleo dos Contadores da Acil.

Para tentar dar um pouquinho de agilidade nessa junção de elefante com tartaruga, o Núcleo recebeu o vereador Gerson dos Santos, o secretário de Desenvolvimento Economico Mario Hoeller de Souza e o gerente do Programa Empreender, Amauri Bacci.

Marião comentou que a ideia é que Lages regulamente a Lei Estadual nº 17.071/2017 que autoriza a utilização do enquadramento empresarial simplificado e da autodeclaração, através da aprovação de um projeto de lei que já está pronto e foi encaminhado para análise do Progem. “Lages deve ser o primeiro município catarinense a regulamentar essa lei estadual”, comentou ele.

De 180 para cinco dias

O processo de abertura de empresas deverá seguir os moldes do programa SC Bem Mais Simples, através do qual, o empreendedor ou seu contador poderá inserir, de forma online, os dados e gerar automaticamente o Enquadramento Empresarial Simplificado. Se aprovado este PL será possível abrir uma empresa em Lages em cinco dias.

Acompanhamento

O vereador Gerson sugeriu que o Núcleo crie um grupo de trabalho para estudar essa lei e definir tudo que precisam para agilizar a abertura das empresas e a partir disso, se necessário, crie-se artigos a serem incluídos nesta lei.

 

com informações: Acil

Sobre Milton Barao

Veja também

Fazenda desmonta discurso de Coruja

A respeito do discurso do deputado Coruja que disse que o Fundam era um projeto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *