terça-feira , setembro 19 2017
Home / Saúde / Cidade está Verde, como alerta para Câncer de Intestino

Cidade está Verde, como alerta para Câncer de Intestino

A Câmara de Vereadores realizou na noite de quinta-feira (14), uma sessão especial para discutir a importância da prevenção do câncer de intestino

E para alertar a população lageana, alguns pontos da cidade estão com iluminação especial, como a Catedral Diocesana, o Morro da Cruz e a Praça João Ribeiro, se destacando como o “Setembro Verde”.

Câncer de Intestino

Esse câncer é um dos mais comuns entre os brasileiros, com 33 mil novos casos entre 2016 e 2017, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O câncer colorretal é a segunda doença mais frequente nas mulheres, atrás do câncer de mama. É a terceira doença mais presente entre os homens após o câncer de próstata e pulmão.

Além da predisposição genética, este câncer tem relação com o estilo de vida, acometendo na maioria das vezes pacientes que consomem muita carne vermelha e processada, comem poucas frutas, legumes e verduras, são obesos e sedentários, consomem álcool e fumam.

É recomendável pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia que pessoas com mais de 50 anos procurem um proctologista para uma consulta preventiva, quando será estipulado um calendário preventivo de acordo com a condição do paciente. Quando há histórico familiar, a indicação é que o especialista seja procurado ao completar 40 anos de idade.

 

Fotos: Nilton Wolff/O Goleador

Sobre Milton Barao

Veja também

MÉDICOS: sobram vagas e faltam candidatos para salário de 13 mil

Secretaria Municipal da Saúde abriu processo seletivo com oferta de 58 vagas para médicos. O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *