sexta-feira , Fevereiro 23 2018

Tortenhaus + terneiros

 

SEMASA TOPO

 

Home / Meio Ambiente / Leão Baio acuado na cidade, está de volta à natureza

Leão Baio acuado na cidade, está de volta à natureza

Animal apareceu na porta de uma residência no Morro do Posto, foi examinado na Unifacvest e solto em uma reserva ambiental, em Campo Belo do Sul

Um Puma, ou Leão Baio, como é conhecido na Serra Catarinense, foi encontrado no sábado pela manhã na residência de Daiane Bloteski Pereira, no Bairro Morro do Posto, próximo do Colégio Militar.

A área é densamente povoada, o que deduz-se que o animal tenha saído de seu habitat em busca de comida, e depois “se pedeu” no perímetro urbano da cidade. Esse é o primeiro caso de um Puma resgatado junto a residências no Centro da cidade, comentou o professor Átila Costa, diretor do Hospital Veterinário da Unifacvest.

Quando se depararam com o Leão Baio praticamente na porta da residência, logo na manhã de sábado, os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros, que pediram auxílio da Polícia Ambiental e dos professores da Unifacvest.

Atendimento na Unifacvest

Assustado, o Puma subiu em uma árvore no quintal vizinho e foi sedado pelo professor, sendo então levado para o Hospital Veterinário. “Temos feito com frequência esse tipo de colaboração com as entidades ambientais”, comentou o reitor, professor Geovani Broering, sobre o atendimento na Unifacvest.

 

Exame completo

No exame feito em laboratório da Universidade, foi constatado que o animal apresentava lesões antigas no dorso e uma pequena laceração na cabeça. “No raio-x não foi encontrado nada e no ultrassom abdominal houve o registro de linfonodo aumentado, que pode ser uma leucemia felina”, explicou o professor Átila.

Devolução à natureza

Constatado que o estado de saúde do Leão Baio era bom, a Polícia Ambiental levou o “bichano” para Campo Belo do Sul, onde existe uma reserva ambiental, e assim ele pode voltar à natureza.

Imagens: Centro Universitário Unifacvest

Informações: professor Átila Costa

Sobre Milton Barao

Veja também

Tesouro no fundo do Tanque

Assim que foi feito o esgotamento e começou a remoção do lodo no Tanque do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: