A respeito da matéria publicada  no dia 23 de março de 2019 pela NSC (veja a matéria), sobre água contaminada por resquícios de agrotóxicos e distribuída em 22 cidades de SC, a SEMASA de Lages distribuiu a respeito, alertando para as FAKE NEWS (notícias falsas) que estão sendo espalhadas nas redes sociais

A Semasa tranquiliza a população a respeito da qualidade da água que abastece Lages. O líquido é rigorosamente analisado por profissionais altamente capacitados em laboratórios específicos para este tipo de atividade. Além disso passa por constante monitoramento de órgãos como Vigilância Sanitária, Polícia Ambiental e Agência Reguladora (Aresc)”.

Todos os padrões da água fornecida pela Semasa cumprem integralmente as exigências da portaria 2.914/11, em que o Ministério da Saúde dispõe sobre os procedimentos de vigilância e controle da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade”.

Qualquer outra suposta análise deve ser confrontada com os dados oficiais, especialmente em relação aos pontos de captação de água e a à metodologia utilizada na pesquisa. E qualquer outra divulgação pública sem obedecer esses critérios não passa de mera especulação, o que acaba por espalhar de maneira irresponsável o pânico entre a população”.

13 cidades com maior risco

Em 13, das 22 cidades onde foram encontrados resquícios de agrotóxicos na água, havia mais de um princípio ativo presente. O município com maior variedade de pesticidas na água foi Rio do Sul, no Alto Vale, com sete substâncias diferentes. Itapema, no Litoral Norte, teve seis.

Veja quais são as cidades onde os resquícios foram encontrados, e quantas substâncias havia na água em cada uma delas:

7 – Rio do Sul

6 – Itapema

5 – Mafra e Itaiópolis

4 – Rio Negrinho

3 – Coronel Freitas

2 – Ibirama, Ituporanga, Porto União, Joinville, Schroeder, Orleans, Gravatal

1 – Taió, Massaranduba, Balneário Gaivota, Tubarão, Balneário Rincão, Jaguaruna, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras e Ilhota.

Fonte: NSCTotal e Semasa

#BlogdoBarão

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here