Concordo e assino junto a reflexão do jornalista Toninho Goulart, sobre o fato da seleção e apresentação da música “Caboclo de Fato”, que foi a primeira a se apresentar na noite de segunda-feira,  na Sapecada Nacional.  CONFIRA O VÍDEO ABAIXO:

Minas Gerais

Pensei estar ouvindo um programa sertanejo, ao ritmo de viola, e o onde a letra diz que aprendeu com o pai a “plantar café”. Será que isso também não foi levado em conta pelos jurados na fase de seleção, dessa musica bonita, mas lá das Minas Gerais?

Diz Toninho Goulart em seu Facebook:

A primeira música da Sapecada da Canção Nativa Nacional, na segunda-feira, deixou um “que” de muita reflexão  e o critério de quem selecionou ou ouviu realmente todas as canções inscritas na triagem. Pra quem ouviu pelo rádio, como eu, talvez, pensou estar ouvindo o “Chapéu de Palha” com o Maneca da Rádio Clube, uma canção do Tião Carreiro e Pardinho.

Que fique claro, tudo que é nativo, não importa a região. Porém, já tivemos um fato assim, na administração do Coruja, quando tivemos no Festival uma abertura à canções de todo lugar, o que levantou uma frase de João de Almeida Neto, na época: ” podemos integrar e não entregar”. Quem sabe a frase do gaúcho, seria no sentido de que, como vivemos e curtimos um evento essencialmente sulista, não haveria o porquê de injetar outros ritmos.

Naquele ano, lembro bem que, havia uma música do nordeste com o título “oh xente my friend”. E agora? Vamos que esse pagode sertanejo não classifique em nada? Por quê selecionaram?

Que fique bem entendido, a Sapecada não é um Festival de Músicas nativistas de todas as regiões do Brasil. O kiko Goulart, meu sobrinho, por exemplo, certa vez injetou uma viola numa de suas apresentações. Mas, me deixou essa reflexão.  Se é assim, que se abra espaço pra todo mundo, para que o pagode apresentado não fique como um boi desgarrado da tropa. Toninho Goulart

Imagens: Sapecada Nacional/reprodução

#BlogdoBarão

1 COMENTÁRIO

  1. SÓ VENHO AQUI CORRIGIR ALGUMAS COISAS, A MÚSICA APRESENTADA FOI UMA QUERUMANA E NÃO PAGODE SERTANEJO COMO ESTÃO DIZENDO VAMOS SE INFORMAR MELHOR. E OUTRA A TRIAGEM FOI FEITO POR SETE JURADOS ESPECIALISTAS EM COMPOSIÇÃO MUSICAL E ALTAMENTE QUALIFICADOS PARA ESCOLHA DAS MÚSICAS AVALIADAS NA TRIAGEM. PQ ENTÃO NÃO QUESTIONA LOS SOBRE O ASSUNTO? BEM, A SAPECADA ELABORA UM REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO EVENTO E LA DIZ COM TODAS A LETRAS QUE AS MÚSICAS TEM QUE SER AUTENTICAS E SENDO ASSIM ESSA MÚSICA ESTÁ SIM DENTRO DAS NOSSAS RAIZES CULTURAIS DO SUL …

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here