Hidrolages é o primeiro levantamento técnico/científico sobre prevenção de cheias no município, realizado por equipe de especialistas do CAV

Em audiência publica realizada na noite desta quarta-feira (23), a Câmara de Vereadores de Lages apresentou à população o Hidrolages, primeiro levantamento técnico e científico sobre prevenção de cheias no município, desenvolvido nos últimos meses pela equipe do professor especialista em Hidrologia, Sílvio Luís Rafaeli Neto, do CAV/Udesc, com o apoio da Defesa Civil de Lages, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental.

Mega arquivo

Fruto de um trabalho que envolveu ações de campos, desenvolvimentos teórico e científico, entre outros, o resultado é a disponibilização à sociedade de mais de 200 gigabytes de dados, 10 mil arquivos e relatórios, 130 mapas descritivos, 28 relatórios técnicos e a disponibilização de um laboratório de Geoprocessamento para ações conjuntas entre o CAV e a Defesa Civil.

Barragem, túnel e diques

De prático, as soluções apresentadas envolvem a construção de uma barragem próxima à BR-116, entre Lages e Painel; a implantação de um túnel extravasor que corta um “cotovelo” ente a chácara Asa Verde até o local de emboque dos rios, atrás do Morro Grande; e ainda a adoção de cinco diques de contenção.

70 Milhões

Não necessariamente todas as medidas devam ser adotadas pela municipalidade, mas os diferentes modelos podem reduzir em até 30% o impacto das enchentes, além de garantir um dia a mais de prazo para a gestão de crise à Defesa Civil de Lages. O custo estimado para a construção da barragem seria em torno de R$ 70 milhões e para o túnel aproximadamente R$ 30 milhões.

Hidrolages

Proveniente de recursos adquiridos a partir de projetos elaborados pela equipe técnica da Defesa Civil, protocolados e aprovados no Ministério de Desenvolvimento Regional (antigo Ministério da Integração Nacional), o estudo de viabilidade técnica é composto por oito etapas: estudo de concepções, estudo hidrológico, seções topo batimétricas, modelagem hidrodinâmica, estudos ambientais, sondagens preliminares, geoprocessamento e aquisição de equipamentos.

Vereador Gerson

Destaque especial para a proposta da audiência feita pelo vereador Gerson dos Santos. O vereador foi com o prefeito a Brasília em 2018 em busca de recursos para esse estudo, e na época recebeu críticas daqueles que cujo papel é apenas promover o falatório, sem mensurar os resultados.

Desde 2015 o vereador vem tratando dessa questão fundamental na vida dos moradores de Lages, e agora, com o estudo técnico nas mãos, os gestores municipais podem adotar as recomendações, para minimizar em pelo menos 30% a questão dos alagamentos na Bacia do Caveiras.

Fotos alagamento na bacia do Caveiras feitas no dia 01/06/2017/Greik Pacheco. Fotos da audiencia/Nilton Wolff

Texto: Everton Gregório

 

#BlogdoBarão

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here