O prefeito Antonio Ceron convidou a Imprensa para uma visita às obras de revitalização da Praça João Ribeiro, na manhã desta segunda-feira e mostrou as 16 árvores exóticas que serão substituídas por espécies nativas. Podem contar, apontou…

Ceron foi enfático ao afirmar que todas as árvores da praça serão mantidas, eliminando-se aquelas que estão no fim do ciclo de vida e, principalmente as árvores exóticas que estão proibidas de serem plantadas em áreas urbanas, devido a toxidade e danos ao Meio Ambiente. É o caso específico dos 16 Ligustros que tem na praça da Catedral.

Contagem

Por serem exóticas, serão substituídas por árvores nativas, “mas que por serem ainda novas, darão a falsa impressão de que foram cortadas árvores. “Então, vamos contar os 16 ligustros que serão substituídos por Canela branca, Ingá e Guabiroba”, apontou o prefeito.

Árvore exótica

O eng° Giovanni Tomazelli, do Meio Ambiente, deu uma verdadeira aula de botânica, afirmando inclusive que o IMA/Instituto do Meio Ambiente de SC baixou portaria proibindo o plantio dessa espécie, pelos danos que causam, tanto à população como ao bioma.

“Como já explicamos anteriormente, o legustro é uma espécie exótica invasora que deteriora a vegetação nativa. Sua floração é altamente tóxica para as pessoas que possuem problemas respiratórios, além da raiz, com o passar dos anos, danificar calçadas e canteiros”, completou o eng. Giovanni.

Monumento

Quanto ao monumento de Getúlio Vargas, o seu idealizador, eng° João Argon Preto de Oliveira já entregou o projeto, o qual será realocado para um dos lados da praça, e assim permitirá que a Catedral seja fotografada em todos os ângulos.

90 dias

O prazo para conclusão dos serviços é de 90 dias, devendo ser entregue pela Terra Engenharia no início do mês de março. Os canteiros permanecerão os mesmos e iluminação será melhorada, com quatro postes com lâmpadas de led.

#BlogdoBarão

4 COMENTÁRIOS

  1. javali, do sagui-de-tufos-pretos, do mexilhão-dourado, são espécies exóticas, mas para “mata-los”, exige se uma licença especial e mil e uma burocracia….mas qdo se trata de decisão de notáveis… que sabem o que é melhor para lages, qual é a árvore abençoada, qual é a arvore “venenosa”, não!!! Não se exige nada!!!
    Eles decidem, de costa para os lageanos….

  2. Parabéns Prefeito Ceron, por estar tirando nossa Lages da letargia e do conservadorismo retrógrado que a velha casta tradicional de políticos; míopes e acomodados, impunha à população menos informada para justificar sua incompetência. Administração pública modernizada é isso que estamos vendo hoje aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here