O símbolo icônico de Lages, a Catedral Diocesana, já pode ser fotografado em todo seu esplendor, e sem nenhum entrave, pois o monumento do Getúlio já não existe mais

Com a devida autorização do Conselho do Patrimônio Histórico e do idealizador da obra, eng° João Argon Preto de Oliveira, que também fez novo projeto da edificação (que ficará à esquerda da praça no sentido de quem está de frente para a Catedral), o antigo monumento foi abaixo na manhã desta terça-feira.

Fotos: divulgação

#BlogdoBarão

6 COMENTÁRIOS

  1. Isso mesmo!! O tratoraço!! A máquina pública que destrói, que avança se se importar o q os lageanos querem!!!
    Parabéns barão!! Traduziu o q a atual gestão da prefeitura de Lages representa para os lageanos!!

  2. Aquilo não era um monumento,…era um estrupicio que tirava a vista cênica da Catedral Diocesana. Quem conheceu a beleza daquela praça, antes de reformarem para homenagear o Caudilho PTbista,..irão concordar comigo.

  3. Quem conhece a história do Brasil e do Getúlio Vargas, analisados e avaliados os fatos e atos no contexto histórico nacional (Contexto histórico. O que estava acontecendo -o que acontece – em determinada fase ou momento de uma época qualquer. O contexto é a realidade que cerca determinado fenômeno – ou conjuntura internacional de 1922 a 1954: situação, momento, oportunidade, ensejo, encontro de acontecimentos…), sabe que Getúlio se encontra entre os maiores estadistas e presidentes do Brasil (…”foi um divisor de águas, sendo perfeitamente legitimo da história nacional antes e depois de Vargas” – alinhavou para o Brasil uma “idade” nova; “Os julgamentos subjetivos em história não conduzem a nada. São puramente acadêmicos. O que importa são os resultados objetivos. E estes, uma vez mais, com este homem esquivo e fluido, são difíceis de avaliar por um critério único” – Paulo Mendonça. Relator Chefe de História. Biblioteca de História – Grandes personagens de todos os tempos, Editora Três, 1974; Quanto aos “feitos de Getúlio”, pesquise…). Assim, meu caro, independentemente do monumento erigido na praça J.R (Catedral) há lembrança e respeito das “ viúvas” por este grande personagem da história brasileira…O que pedimos é o respeito a nossa história e que não seja a vingança subjetiva capaz de desconstruir uma história e um monumento que nossos antepassados erigiram em 1958, porquanto reconheciam a importância de um homem. Obs.: quanto a justificativa de “atrapaiá a visão da catedrá”, demonstra a visão tacanha de quem não se importa (ou) com a construção de vários edifícios ao entorno da mesma, os quais com suas sombras ocultam a ‘catedral” e aceleram a deterioração dos materiais usados em sua edificação; Portanto, recomendo a leitura sobre os feitos e defeitos de Getúlio Dornelles Vargas e, objetivamente, não avaliando-o em um critério único, tenham amplo conhecimento da história… Pensem por si, não se tornando “uma maria vai com as outras” ou repetindo “fakes” de “papagaios de piratas”. Oxalá, os governantes do país consigam se tornar ‘grandes personagens da história brasileira”…Ps.: que teus filhos lembrem da história (Lageana) e não omitam que várias crianças deslizaram brincando, felizes, na estrutura do monumento a Getúlio. Mais, o ‘idealizador” desenhou o monumento em conjunto com centenas de Lageanos…veio abaixo por decisão unilateral. Saudações! Feliz 2020!

    • O povo brasileiro não tem nada a comemorar com relação a história politica do País,…..Os politicos que ocuparam cargos públicos atá aqui, desde a proclamação da republica,.. são responsáveis pelo subdesenvolvimento de um dos países mais ricos do mundo em recursos naturais.
      O modelo republicano precisa ser mudado,…busto de politico deveria ser colocado com a cabeça virada para baixo,…até criarem vergonha na cara ou até começarem governar para o desenvolvimento igualitário do País e não para o enriquecimento pessoal e de seus apadrinhados.. como temos assistido…!!!

  4. Ainda bem que desmancharam aquele estrambolho horrível, Lages tem que olhar pra frente se modernizar, porque já estamos cheios de cidades históricas no estado que ficam presas no passado e não evoluem.
    E quem fica protestando contra a evolução da cidade é porque fica ocioso em casa gastando tempo em coisas que não agregam em nada.
    Parabéns ao projeto.

  5. Getúlio Vargas. Ditador. Flertava com o nazismo e com regimes obscuros do período. A famosa carta! Mais parece um poema. Manipulação feita por grupos oportunistas da época. Quanto a praça demorou para repaginar a mesma. Ah Tem mais locais na Cidade aguardando melhorias. Segue o líder!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here