Na primeira chamada todos foram contemplados, se prepararam e planejaram todo o processo de produção, e em uma chamada de última hora aparece uma cooperativa e leva tudo, deixando todo mundo no prejuízo, reclamam os produtores

Depois de mais de 10 anos fornecendo produtos para a Merenda Escolar do Município, os 48 produtores rurais e outros fornecedores foram surpreendidos nesta semana com a entrada de uma cooperativa na Chamada Pública, que venceu de deixou todos na mão (literalmente).

Eles se sentiram lesados, pois na chamara pública do mês de dezembro haviam vencido, então se prepararam e durante os últimos meses fizeram o plantio e se prepararam estocando mercadoria para a entrega na próxima semana, “e assim, sem mais nem menos, formos alijados do processo, podendo ficar com um prejuízo incalculável”, relata um dos fornecedores que prefere não se identificar.

Essa distribuidora é fornecedora de frutas e verduras e está com as câmaras abarrotadas de mercadoria. Eles sempre participaram das chamadas públicas e entregava mercadoria anualmente. Só que com a participação da cooperativa, eles também ficaram fora do processo e agora poderá ser vítima de um prejuízo superior a R$ 250 mil, além de não saber o que fará da mercadoria estocada.

Durante toda a manhã desta segunda-feira os produtores estiveram reunidos com representantes da Prefeitura que fazem a Chamada Pública da Merenda, para tentar resolver o “impasse”. E se não houver acordo, prometem uma grande mobilização na Câmara de Vereadores e, ainda a via judicial, pois poderão ser vítimas de um prejuízo incalculável.

 

Fotos: divulgação

#BlogdoBarão

1 COMENTÁRIO

  1. Barão isso se chama Pregão, as empresas na primeira chamada são avaliadas pelos documentos e em tese todas estão regulares, na segunda chamada vem os preços e quem der o menor preço ganha, cooperativas podem abaixar seus preços pelo estoque, deveria os produtos serem ofertados por lotes aí varias empresas poderiam ganhar e democratizar o certame. Podem entrarem na justiça mas podem não terem êxito reclamação. Uma vez participei de um Pregão no Tribunal de Justiça, como ouvinte, oferta de centrais telefônicas para as comarcas, Nec, Siemens e outras grandes participaram, que ganhou foi uma empresa pequena que abaixou o preço lá embaixo. Não se pode dizer que ela entregaria as centrais por preços tão baixos, com certeza mais tarde pediria um aumento no contrato. Pode ser que essa cooperativa possa não entregar os produtos na quantidade e preço que ela cotou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here