Ao analisar as Contas do Município de Lages do ano passado, o prefeito Ceron ouviu um “pito” do conselheiro Gerson dos Santos Sicca, que disse que o município investe muito (35%) em Educação, mas que o IDEB está abaixo da média, e isso é compromisso de quem trabalha com a Educação…

Na sessão do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) do dia 18/12/2019, quando foi aprovada as contas do município de Lages, o conselheiro Sica disse textualmente:

“O município cresceu bastante em investimentos na Educação, passando de 31 par 35% no exercício, mas destacando que o tema deve ser levado para a comunidade que trabalha com Educação no município que o IDEB do município ainda precisa avançar em muito. Acho que precisa ser um compromisso coletivo, não só do prefeito, mas todos que trabalham na Educação como secretária, professores.

IDEB abaixo da média

O IDEB dos anos finais do município é de 4.4 abaixo da meta, e nos anos iniciais está em 5.6, um pouco acima da meta do município, mas ainda um resultado insatisfatório diante daquilo que o investimento vem sendo feito que é de 35% em manutenção e desenvolvimento do ensino.

Qualidade baixa

Lembrando que pelos dados do MEC/Siope o investimento em Lages por aluno é de R$ 13.512,00, que é um investimento acima da média e bem alto, e aí tem que começar a discutir o enfoque da qualidade. Chamar os professores e discutir o que vem acontecendo pois o investimento é alto e tem de buscar resultado maior e que no caso da Educação, o IDEB é o primeiro marco”.

Fonte:

Tribunal de Contas de SC / parecer do Conselheiro Gerson dos Santos Sicca

2 COMENTÁRIOS

  1. Lutar? Sabe quanto elas ganham? Lutar pelo o que? Vão ensinar a criançada isso sim! Uma vergonha!!!
    A senhora não ganha 1/3 do que elas ganham. Um absurdo!
    Vereadora, professora aposentada, quase 15mil reais e quer mais 13% de aumento. Isso dá mais 1800 reais no salário dela. É mto maior que o salário de milhões de pais de família nessa país. São mais de 10 milhões desempregados..
    A presidente do simproel, mais de 7 mil reais de salário, secretária da educação aposentada, 12 mil reais..
    Quantos lageanos ganham isso? Quantas pessoas ganham isso? Professor desvalorizado? SE enxerguem.
    Valorização? Se enxerguem. Piadistas..

    • Realmente um professor no município pode ganhar isso sim, mas prezado, isso não foi da noite pro dia e sim com anos de carreira na prefeitura. Para isso tiveram que fazer uma graduação, passar no concurso (que é aberto a todos), certamente fazer uma pós graduação e até mestrado. Junto a isso ao menos 20 anos de prefeitura. Não critique esses profissionais por ter um emprego com plano de carreira, corra atrás do seu. Como toda área existem bons e mais funcionários. Só para deixar claro, não sou professor e não trabalho com educação, apenas me informo antes de tomar opinião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here