“É uma benção termos um rio assim como o Caveiras, que tem as nascentes protegidas e que garantem o abastecimento normal de água aqui em Lages”, diz o secretário da Semasa, Jurandi Agostini, sobre o fato da água estar passando novamente por cima da barragem

Estiagem em SC

Este ano tem sido de tempo seco, fazendo com que outras regiões do Estado, principalmente no Oeste, e até mesmo em São Joaquim, aqui na Serra, estejam passando por racionamento d’água. “Porem em Lages o Rio Caveiras tem dado conta de abastecer a cidade, pelo menos por enquanto”, ressalta o secretário.

Chuva nas nascentes

As nascentes do Rio Caveiras estão localizadas nos municípios de Urupema e Urubici, em área de preservação. E como choveu nas cabeceiras neste início de semana, o nível da água na captação estava 5cm abaixo da altura da represa. Hoje no entanto a água está passando novamente por sobre a represa.

“Um detalhe interessante que faz com que o rio chegue causaloso em Lages é que ele passa por cidades com pousa densidade populacional, como Urupema e Painel, o que faz com que chegue volumoso e limpo em Lages onde a Semasa faz a captação”, finaliza Jurandi.

 

Fonte: Semasa

#BlogdoBarão

#JuntosporLages

2 COMENTÁRIOS

  1. A captação de agua da SEMASA, é a montante ou jusante a da AMBEV…

    NOTA

    A legislação brasileira exige que a captação d’água de uma cidade tenha preferencia sobre qualquer outra demanda. logo, a captação da Ambev é abaixo da Semasa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here