Centro Universitário retorna na próxima segunda-feira, 20 de abril, num ambiente ainda desconhecido, o da realidade virtual, que o mundo passa a experimentar, afim de superar a pandemia Covid-19

Caros professores e colaboradores,

Há praticamente um mês fomos surpreendidos com um cenário mundial que estava previsto apenas nos filmes de Hollywood. Hoje, estamos nos adequando para novas formas de convivência pessoais e profissionais. O mercado de trabalho e as relações sociais não retornarão ao que vivemos anteriormente. Mais do que nunca a aprendizagem e o trabalho (se houver) remoto farão parte do nosso cotidiano e do nosso futuro.

Realidade Virtual

O diferencial que sempre oferecemos para os cursos presenciais com a nossa estrutura modelo em laboratórios, clínicas, atividades de extensão e professores altamente qualificados não encontra eco no ambiente a distância. Na realidade virtual o que ecoa é a nossa capacidade de interação na mediação virtual da aprendizagem. Aqui entra o nosso desafio para a continuidade da universidade: dos alunos, dos cursos e dos professores. Sem alunos não tem curso, sem curso não tem professor. Esta é a realidade.

Durante este mês monitoramos a nossa (in)capacidade coletiva de responder a estas novas demandas. Observamos professores muito habilidosos na interação com os alunos, na proposição de atividades construtivas e desafiadoras que permitiram encantar os alunos com a dinâmica da aprendizagem remota, rompendo com a via única de texto e questionário. Estes terão vida longa neste novo cenário. Manterão seus alunos e seus cursos vivos e com matrículas.

Estratégia

A estratégia que apresentaremos na segunda-feira para os nossos alunos visa garantir que a universidade tenha vida longa, mantendo seus alunos e, consequentemente, seus professores. Se formos ineficientes e ineficazes não é necessário dizer quais serão os destinos de cada um de nós.

Portanto, como Seu Reitor, compete perguntar se querem contribuir para que a Universidade continue. Se a resposta for sim, peço que sigam exatamente o que será proposto pelas nossas equipes que estão desenvolvendo a estratégia possível, neste momento, com os recursos possíveis, para, mais uma vez, sermos vanguarda nacional.

Agradeço a compreensão e conto com cada um de vocês.

Bom trabalho a todos,

Reitor Geovani Broering

Reitor professor Geovani Broering

 

Fonte: Reitoria Unifacvest

#BlogdoBarão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here