O decreto 17.970, de 13 de abril de 2020 estabelece regras para o funcionamento dos serviços públicos municipais considerando a Situação de Emergência de Saúde Pública no município de Lages
Visto isso, o advogado Jonata Mathias Mendes, fez uma recomendação através da ex-secretária Odila Waldrich, que sucessivamente transmitiu ao atual secretário de saúde Claiton Camargo de Souza.
Campanha
Agora a Prefeitura de Lages trabalha em uma campanha de conscientização para comerciantes e para a população, da recomendação que será específica para os autistas e pessoas que possuem qualquer transtorno intelectual, já que em sua maioria eles tem certa dificuldade no uso diário de máscaras.
Transtorno do Espectro Autista
A neuropsicóloga Gisele Willrich Narciso Agostini, que trabalha diariamente com crianças do Transtorno do Espectro Autista, ressalta a importância da recomendação feita pelo advogado, mas também lembra da seriedade das medidas de prevenção, inclusive o uso das máscaras. Porém, diante das particularidades que o diagnóstico apresenta, entre elas, a desintegração sensorial.
Estranhamento e desconforto
Tais implicações sensoriais, ocasionam estranhamento e desconforto da textura do material, sendo este, um estímulo à ser trabalhado para a família e nas terapias a dessensibilização do objeto de uso.
Fonte: Jonata Mathias Mendes
Fotos: divulgação
#BlogdoBarão