Rio Caveiras ainda comportaria, em tese, um período prolongado de mais 60 dias de seca. Ainda bem que isso não deve acontecer, pois já há previsão de chuvas para esta semana, diz Jurandi Agostini, da Semasa

São Joaquim sem água

De acordo o meteorologista Ronaldo Coutinho, da Climaterra, de São Joaquim (SC) esta estiagem é a maior dos últimos 70 anos, na região Serrana de Santa Catarina. Isso tem acarretado na forte escassez de água em muitos municípios, a exemplo de Painel e São Joaquim, onde no interior já ocorre o abastecimento de água através de carros-pipa, uma cena antes vista apenas no Nordeste do país.

Rio seca em São Joaquim e água é trazida do Lavatudo em carretas tanque

Após o Rio Antônina secar, deixando um rastro desolador, a cidade de São Joaquim não tem outra alternativa a não ser trazer a água do Rio Lavatudo em caminhões tanque…Grave situação… Poupem a água…

Posted by Saojoaquimonline Notícias on Saturday, April 25, 2020

E Lages?

Já em Lages, segundo o secretário da Semasa, Jurandi Agustini, a forte estiagem também afeta o interior do município, onde há registro de que as fontes e até poços artesianos estão secando.

Mais 60 dias

“A Semasa tem feito trabalho preventivo de instalação de reservatórios de água em localidades do interior e isto tem minimizado os efeitos da seca. Já na cidade, os reservatórios estão dando conta do abastecimento e nosso manancial do Caveiras ainda comportaria, em tese, um período prolongado de mais 60 dias de seca. Ainda bem que isso não ocorrerá, pois já há previsão de chuvas para esta semana”, fala Jurandi.

Jurandi Agostini, secretário municipal da Semasa

Vamos poupar

Muito embora Lages esteja em uma situação pouco melhor que outros municípios, por conta do médio nível das águas do Caveiras, o prefeito Antonio Ceron alerta à população para a necessidade de se economizar água: não desperdiçar o uso, evitando utilizar a água potável para limpeza de calçadas e carros, por exemplo.

Pelotas e Canoas

Os rios Pelotas e Canoas, na região da Serra Catarinense, estão secos, com baixíssima vazão de água, e isso ocorre também com todos os demais rios, com exceção do rio Caveiras, manancial que abastece a cidade de Lages.

Rio Caveiras

O Caveiras apresentando nível médio de água se deve principalmente à preservação ambiental nas áreas de nascentes (Na Serra da Pedra Branca), onde além da excelente cobertura vegetal também existem vastas áreas de recarga do Aquífero Guarani.

Rio Pelotas

Imagens: São Joaquim Online, Cristian Vieira, Semasa e MSM Imagens Aéreas

#BlogdoBarão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here