A revitalização do Centro da Cidade chegou na sua quarta fase, que compreende a transformação da Rua Nereu Ramos em uma espécie de “boulevard*” para as pessoas, dentro do seu arrojado projeto de dar prioridade aos pedestres

Os trabalhos tiveram início ainda na segunda-feira (03), quando equipes da empresa vencedora da concorrência, a Terra Engenharia e também a Semasa começaram a fazer a troca da rede pluvial, já que o passeio público de pedestres está sendo ampliado consideravelmente.

Toda extensão da Nereu Ramos

São 345 metros de obra, entre a Praça João Ribeiro e o Terminal Urbano (Praça Vidal Ramos Senior), com prazo de execução previsto para até 45 dias, destacou a equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Obras, a quem está afeto a execução do projeto total de revitalização.

Antes e depois

O Blog teve acesso aos projetos, que mostram o “antes e o depois” desse trecho da Nereu Ramos, que de acordo com o projeto, será outro atrativo, somando-se aos calçadões João Costa e Túlio Fiúza. O destaque, de acordo com o croqui, são as largas calçadas.

Boulevard[*]

O termo nasceu na França e de acordo com registros históricos, data do século XV. Inicialmente, a palavra foi criada para designar um determinado tipo de via urbana.

Especificamente largas, as ruas de um Boulevard dessa época possuíam dois sentidos e uma preocupação elevada com a estética, sendo amplamente arborizadas e dotadas de projetos refinados de paisagismo.

De acordo com o dicionário Houaiss, os boulevards além de serem vias de passagens amplas e arborizadas eram construídas diante das muralhas que cercavam diversas cidades europeias.

Fonte: Secretaria de Planejamento e Obras/SPO

Fotos: Jotta Damasceno e SPO

#BlogdoBarão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here