Os javalis, animais exóticos que destroem plantações e chegam até a comer bezerros estão fora de controle, não apenas no Sul do Brasil como em boa parte da América Latina
Não é diferente em várias regiões da Serra Catarinense, inclusive na região do Cajuru, na Coxilha Rica, onde o produtor rural Philipi Camargo tem tido muitos problemas em sua propriedade com as ordas desses animais.
Por ter licenciamento ambiental e armas regularizadas, ele e mais alguns amigos tem realizado caçadas com frequência, como a desta semana, quando conseguiram matar 14 animais na última segunda-feira (19/08/2020).
Monstros fora de controle
São verdadeiros monstros esses animais, sendo que um deles chegou a pesar 140 kg. “Era uma fêmea, que inclusive estava para dar cria e tinha 10 bichinhos, que viriam a se somar aos bandos de javalis. É uma situação crítica, pois já fugiu do controle das autoridades sanitárias”, explica o proprietário.
Abate
Para abater um animal desse tamanho é preciso ter armamento especial, como espingarda de cal 12, “mas mesmo assim o bicho ainda demora a morrer, pois se usar uma pistola cal 9, só se encostar na cabeça”, ressalta.
Consumo
Philipe diz que na sua propriedade eles não consomem a carne, mesmo que seja autorizado, “pois temos medo de ser uma carne com algum tipo de problema por se tratar de um animal selvagem e sem nenhuma sanidade”.
Fonte: Philipe Camargo/Fazenda Cajuru
#BlogdoBarão