Nascido em Lages, na Rua José Luiz Butini, no Guadalupe, filho de Lucy Carmen Nunes e do empresário grego Ulisses Doukeris, Michel formou-se na UFSC, em Florianópolis, em engenharia química e administração. Há muitos anos fez carreira na Ambev e depois foi residir nos EUA, como chefe de vendas. Agora será o número 1 da maior cervejaria do mundo, a Inbev

Carlos Brito, que transformou a Anheuser-Busch InBev na maior cervejaria do mundo durante 15 anos no comando, deixará o cargo de CEO em julho para ser substituído pelo chefe do grupo na América do Norte, conforme muda o foco das aquisições para o aumento das vendas.

A cervejaria das cervejas Budweiser, Corona e Stella Artois disse na quinta-feira que seu conselho elegeu por unanimidade o também brasileiro e ex-chefe de vendas Michel Doukeris para suceder Brito, a partir de 1º de julho.

O presidente do conselho de administração Martin Barrington disse que a experiência de Doukeris em marcas, consumidores e inovação torna o empresário de 48 anos a escolha ideal para a próxima fase da empresa.

Essa fase deve ser mais focada em impulsionar as vendas de mais de 500 marcas do que em aquisições em um mercado cervejeiro já concentrado.

Michel sucede Brito na presidência da InBev

“Isso não deve ser um choque para os investidores. Michel foi o principal candidato interno”, disse Trevor Stirling, analista de bebidas da Bernstein Securities, acrescentando que Doukeris tem um histórico impressionante, principalmente na Ásia.

Quem é Michel Doukeris?

Natural de Lages, Doukeris estudou engenharia química na Universidade Federal de Santa Catarina e fez MBA na Fundação Getúlio Vargas. Começou começou sua carreira na AB InBev em 1996 e foi sendo promovido até liderar a unidade da empresa na China, um motor de crescimento importante, para depois comandar os negócios na Ásia-Pacífico e, em seguida, se tornar diretor de vendas.

Em cada uma de suas funções, o executivo defendeu a inovação de produtos – como a Bud Light Seltzer, colocada à venda no ano passado – e o investimento em marketing por trás de marcas básicas como a Budweiser. Sob sua liderança, as vendas na divisão da América do Norte aumentaram pela primeira vez em seis anos.

Forte recuperação no 1º trimestre

A empresa reportou nesta quinta-feira, 6, os lucros do primeiro trimestre acima das expectativas, mesmo com medidas de restrição fechando o setor de hospitalidade em grande parte da Europa e uma proibição de vendas de álcool por um mês na África do Sul.

As vendas de cerveja aumentaram 64% na Ásia-Pacífico, um ano depois do bloqueio inicial do coronavírus na China, um importante mercado da AB InBev.

Eles aumentaram em mais de 10% na América Latina, superando o crescimento da indústria em dois de seus principais mercados, Brasil e México. Na Europa, as vendas de suas próprias cervejas ficaram estáveis.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) aumentou 14,2% em uma base comparável e removendo o impacto da conversão de moeda para 4,27 bilhões de dólares, superando a previsão média de 6,6% em uma pesquisa compilada pela empresa.

Este número deve aumentar entre 8% e 12% em 2021, com crescimento de receita maior do que isso, com base em vendas mais altas de cerveja, aumento de preços e uma mudança no gosto do consumidor para marcas premium, disse a AB InBev.

Luiz Carlos Pinheiro é amigo pessoal de Michel Doukeris

 

 

Fonte: Revista Exame e Luiz Carlos Pinheiro

https://exame.com/negocios/doukeris-sucede-brito-na-ab-inbev-apos-15-anos-no-comando/

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