O Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul brasileiro, único no mundo, conquistou o selo de Indicação Geográfica (IG), concedido nesta terça-feira, 20 de julho, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

A qualidade do Mel de Melato da Bracatinga produzido na região é reconhecida devido às características geográficas, de clima, fauna, flora e manejo. A Indicação Geográfica conquistada é na modalidade de Denominação de Origem, que considera que as características geográficas (naturais e humanas) dessa região determinam a singularidade e a qualidade do produto.

O Mel de Melato da Bracatinga é fabricado pelas abelhas a partir do líquido açucarado que um inseto chamado cochonilha produz ao se alimentar da seiva da bracatinga. Esse fenômeno ocorre apenas em regiões com altitudes acima de 700 metros no Planalto Sul Brasileiro em anos pares, durante os meses de janeiro a maio, em algumas áreas de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. O mel de melato é mais escuro, menos adocicado que o de origem floral e possui maior quantidade de minerais, além de maiores efeitos benefícios à saúde. Em Santa Catarina, 95% da produção desse mel é exportada.

 

Foto: Antônio Carlos Mafalda/Mafalda Press
Fonte: Assessoria de Imprensa / Sebrae Serra
#BarãoOnline

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here