Dia 30 de agosto de 2021 completa duzentos anos do nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro, a heroína catarinense, mais conhecida como Anita Garibaldi

E dentro das comemorações programadas pelo Instituto Histórico e Geográfico de Lages, na próxima quarta-feira (25), será realizada uma sessão conjunta com o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, às 19h , no Casarão Juca Antunes.

Exposição

Na oportunidade será inaugurada a exposição: “História, fatos e fotos do Bicentenário de Anita Garibaldi”. A exposição será aberta ao público, com visitação controlada. O evento ocorrerá em parceria com a Fundação Cultural de Lages.

Bisneta

Desde 2019 o Instituto Histórico e Geográfico de Lages vem participando de diversas ações comemorativas do Bicentenário de Anita Garibaldi. Em Lages, nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2020, no Centro Cultural do Sesc, promoveu-se um grande evento com a presença da bisneta de Anita Garibaldi, a professora Annita Constanza Beatrice Garibaldi Jallet.

Uma rosa para Anita

Também o evento “Dois Mundos e Uma Rosa Para Anita”, aconteceu com o objetivo de aproximar os laços históricos entre Brasil e Itália, quando a bisneta de Anita plantou no jardim do Centro Cultural do Sesc, uma Rosa híbrida desenvolvida na Itália com o nome de Anita Garibaldi.

Revista História Catarina

A Revista História Catarina, publicada em Lages para todo o Estado, lançou uma edição bilíngue completa dedicada ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Um dos artigos analisa a questão da naturalidade de Anita Garibaldi. Onde nasceu Anita Garibaldi?

 

Fonte: Instituto Histórico e Geográfico de Lages

Historiador Claudio Silveira

#BarãoOnline

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here