Incêndio na Galeria Augusta queima loja

0
890

Neste momento (7h30min), o Corpo de Bombeiros está na Galeria Augusta, na rua Hercílio Luz, Centro de Lages, onde atende a um princípio de incêndio

As guarnições de serviço do ABTR-130, ABTR-105 e ASU-481 do Corpo de Bombeiros Militar se deslocaram para atender a ocorrência de incêndio em edificação comercial na Galeria Augusta, Rua Hercílio Luz, Centro de Lages.

No local foi identificado grande quantidade de fumaça saindo por um poço de luz localizado no meio da edificação. A primeira estratégia a se desenvolver, foi em localizar o melhor acesso para entrar no interior da edificação. Uma delas seria lograr acesso pelo lado da edificação, em uma passagem existente, entretanto, mostrou-se inviável após prévia avaliação, devido possuir muros altos.

A outra opção, a qual foi colocado em prática, foi lograr acesso ao interior da edificação realizando o arrombamento de uma porta de ferro localizada na fachada da galeria, de frente para a rua Hercilio Luz. Foi utilizado a serra sabre para romper os cadeados e a ferramenta hidráulica para suspender a porta de ferro, visto que, haviam fechaduras laterais na porta de ferro. Sem maiores dificuldades o acesso foi realizado.

Enquanto uma equipe trabalhava na abertura de acesso, outra equipe realizou a montagem do estabelecimento, deixando as mangueiras pré-conectadas, prontas para uso. Com a abertura do acesso, as equipes devidamente equipas com a utilização de EPIs progrediram pelo interior da galeria, levando consigo o estabelecimento (mangueiras) já montado. Progrediu-se por aproximadamente 20m no interior da galeria, até localizar o foco do incêndio.

Havia grande quantidade de fumaça e fogo na sobreloja de nº 17, com propagação das chamas para loja nº 4, localizada a frente da loja de nº 17. Com aproximadamente 5 minutos de combate o fogo já estava sobre controle.

A maior dificuldade encontrada, se deu pela grande quantidade de fumaça dissipada no interior da galeria, visto, existir pouco local (aberturas) para uma ventilação eficiente. Assim, foi realizado a abertura de janelas no poço de luz, bem como, a abertura de outra porta existente do outro lado da galeria, aproximadamente uns 50 metros após o local de eclosão do incêndio.

Após, foi utilizado a ventilação mecânica positiva, sendo disposto o ventilador no interior da galeria para auxiliar na liberação da fumaça e dos gases aquecidos provenientes da combustão. Com aproximadamente 35 minutos já estava concluído os trabalhos de rescaldo.

Loja destruída pelo fogo

A sobre loja (loja do pavimento superior) de nº 17, Nani Noiva, foi completamente destruída pelo fogo, ficando a loja térrea preservada. A proprietária  da loja de nº 17 (Nani Noivas), onde eclodiu o incêndio, esteve no local acompanhando os trabalhos realizados pela equipe. O proprietário da edificação da Galeria Augusta também compareceu ao local, nos estágios finais dos procedimentos realizados na edificação.

 

Fonte: 5° BBM

#BarãoOnline

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here