10.8 C
Lages, Santa Catarina, Brasil
sábado, 18 agosto, 2018
PRESENCIAL UNIFACVEST
POSTO SAM TOPO
TORTENHOUS
PREFEITURA ALTO
Início Site

PESQUISA MAPA: empate técnico ao governo SC

0

Divulgar a opinião do eleitor é uma contribuição dos veículos de comunicação que pode ser considerada uma espécie de “comunicado de utilidade pública” e uma motivação promocional do processo eleitoral.

Assim pensando, o Instituto MAPA disponibiliza para o meio noticioso de política-eleitoral a primeira pesquisa pós-convenções partidárias em Santa Catarina, ao governo, senado e presidência.

Pesquisa de iniciativa do Instituto MAPA, registrada oficialmente no TSE/TRE.

Abraço,

José Nazareno Vieira – Zeno

Diretor-Presidente do Instituto MAPA

Governo

Mauro Mariani/MDB com 17,6 (estimulada) e 3,1 (espontânea), e rejeição de 17,7 lidera a pesquisa Mapa.

Décio Lima/PT aparece em segundo na pesquisa estimulada com 12,6 e 0,6 na espontânea, além da maior rejeição com 33,4.

Gelson Merísio/PSD fica em terceiro na estimulada com 12,1, porém tem maior percentual na espontânea com 2,2 e a menor rejeição dos três, com 14,5.

De acordo com a análise do Mapa, os três estão em empate técnico (margem de erro) de 3,1%, para mais ou para menos.

Senado

Raimundo Colombo/PSD lidera na estimulada com 17,0. Tem 1,3 na espontânea e a rejeição de 20,1.

Esperidião Amin/PP aparece em segundo com 16,3 na estimulada, 2,5 na espontânea e rejeição de 19,7.

Paulo Bauer/PSDB surge mais atrás, em terceiro, com 10,8 na estimulada, 0,7 na espontânea e rejeição de 18,2.

Portanto vemos um empate técnico para as duas vagas ao Senado, onde despontam Colombo e Amin.

Presidência

Jair Bolsonaro/PSL é o preferido dos catarinenses com 30,8 na estimulada. Tem 25,1 na espontânea e rejeição de 27,3.

Lula da Silva/PT tem 25,7 na estimulada, 17,4 na espontânea e a maior rejeição de todos os candidatos, em todos os níveis, com 445,7

Álvaro Dias/Podemos é o terceiro na preferência dos catarinenses com 7,7 na estimulada, 4,0 na espontânea e rejeição de 9,1.

Fonte: Instituto Mapa

#BM3ComunicaçãoCriativa

Compartilhar a matéria

Primeiro debate na TV em SC foi morno e cheio de dedos

0

O SBT Santa Catarina realizou nesta sexta-feira (17) o primeiro debate pela televisão, com a presença de seis candidato ao Governo do Estado. Foi morno e “cheio de dedos” para não melindrar o adversário

Cheio de dedos

Foi um debate morno, com poucas pegadas, e recheado de zelo por parte de alguns candidatos, especialmente por quem fez ou faz parte do atual governo.

Triviliade

Sobre os temas abordados, os triviais: segurança, saúde, educação, emprego, etc. O meio ambiente, por exemplo, não teve nada. Aliás, os políticos desconsideram um tema básico que influi diretamente no bem-estar das pessoas.

Sem objetivos

Nem mesmo quando o tema foi livre, os candidatos souberam explorar a oportunidade. Embora com tentativas de expor o adversário, mas sem atingir o objetivo a partir do questionamento.

Respostas evazivas

Ao responderem as questões geridas por representantes de várias classes, as respostas passaram a ter mais peso. No entanto, alguns candidatos incumbidos de responder não tiveram clareza quanto ao tema. Foram evasivos. Houve quem se encaixou.

Sem solução

Resumidamente, o debate pouco agregou. Foram muitas as propostas de gestão em todos os segmentos, que há muito tempo já poderiam ter sido implementadas. A impressão deixada é de que a partir de 2019, haverá resolução para tudo.

Sem destaque

Um ou outro candidato conseguiu se destacar. Porém, permito-me em não dizer quem. Os que assistiram devem ter também tido a mesma impressão sobre quem se saiu melhor. Fica agora a expectativa de um próximo debate na TV, e a esperança de que nele, haja mais convencimento. Enfim, foi desta forma em que visualizei o debate.

Por Paulo Chagas

Fotos: reprodução

#BM3ComunicaçãoCriativa

Compartilhar a matéria

RESIDENCIAL DETROIT: 52% de unidades vendidas e início obras 30 agosto

0

A noite de quinta-feira será marcante na vida dos primeiros 52% de adquirentes de apartamentos do Residencial Detroit, cujas obras terão início já no dia 30 de agosto

Assinaturas

E a felicidade dá-se por dois grandes motivos, sendo o primeiro o da assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal e Habitare, para ser o proprietário de um dos 74 apartamentos do edifício residencial, na Rua Cirilo Vieira Ramos, em Lages.

Diretor Comercial da Habitare, Jaime Andrade Ramos e o gerente da Caixa Tommy Pretto

Início das obras

Além da noite festiva de assinaturas, a emoção tomou conta dos compradores, quando o diretor comercial da Habitare, Jaime Andrade Ramos, anunciou que já no dia 30 de agosto as obras terão início.

Garantia Caixa

O gerente geral da Caixa em Lages, Tommy Pretto, destacou o reconhecimento da instituição  para com Habitare, “empresa parceria nos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida em Santa Catarina, e agora também em Lages para continuarmos com essa parceria exitosa”, destacou.

Cliente feliz

Alexsander Steinck estava emocionado, junto com sua noiva Grislaine de Moura Ventura. Ele disse que viu a propaganda do empreendimento na internet e com os detalhes do imóvel exatamente como sonhava.

Alexsander Steinck e a noiva Grislaine de Moura Ventura

30 meses

“Fui até a imobiliária Pharol, onde me inteirei das condições e vi que meu sonho poderia virar realidade, e aqui estamos eu e minha noiva, agora já de contrato assinado, e só esperar os 30 meses para entrega das chaves”, comemorou.

Jaime Andrade Ramos (Habitare) e Marcelo (Cocasa)

Imobiliárias

Interessados podem contatar seu corretor de imóveis nas imobiliárias: Cocasa, Pharol, VLV e  Valéria Antunes.

#BM3ComunicaçãoCriativa

Compartilhar a matéria

Aqui é Trabalho reúne 1.000 no CentroSerra

0

O primeiro dia da caminhada de Merisio, Kleinübing, Colombo e Amin nas eleições

Na terra do ex-governador Raimundo Colombo (PSD), candidato ao Senado ao lado de Esperidião Amin (PP), a coligação “Aqui é trabalho” reuniu mais de mil pessoas no centro de evento Centroserra para a largada das eleições 2018 para eleger Gelson Merisio (PSD) governador e João Paulo Kleinübing (DEM) vice-governador do Estado. Foi o último evento do dia, nesta quinta-feira, que teve quatro agendas ao todo.

O evento em Lages reuniu dezenas de candidatos a deputado estadual e também candidatos a deputado federal da aliança construída pelo PSD, PP, PSB e outras doze legendas. Hoje foi o primeiro dia da largada eleitoral, com a liberação para que os candidatos possam pedir voto e realizar de forma mais livre eventos públicos.

Merisio focou seu discurso nos desafios que serão enfrentados pelo novo governador, em especial o enxugamento da máquina pública, como a extinção das regionais defendida pro Merisio.


Com informações: Thiago Santaella. Fotos: Luiz Debiasi
#BM3ComunicaçãoCriativa

Compartilhar a matéria

Conferindo “in loco” o serviço na cidade

0

Prefeito Ceron deu uma circulada pela cidade para conferir de perto os trabalhos de pintura e reforço da sinalização em algumas das principais ruas e avenidas, trabalho este que proporciona mais segurança a motoristas e pedestres.

Gostou do que viu, já que a sinalização horizontal nas ruas e avenidas, é de fundamental importância para o trânsito, também contribui na imagem de uma cidade bem cuidada e de gente feliz.

#BM3ComunicaçãoCriativa

Compartilhar a matéria

Unifacvest instala segunda pré-clínica na Odonto

0

Dentro de um novo conceito de universidade, a Unifacvest continua investindo forte nos laboratórios para os cursos de graduação e pós, como é o caso da Odontologia

O reitor Giovani Broering destaca que mais investimentos estão sendo feitos, como a megaestrutura da Unifacvest Saúde, na Rua Jerônimo Coelho, e que já estão à disposição, tanto da comunidade acadêmica, quanto externa.

A Unifacvest possui um dos maiores cursos de Odontologia do Brasil com cerca de 600 acadêmicos. Daí o planejamento para ampliar a estrutura de capacitação prática dos estudantes. Nesta quinta-feira, 16, o primeiro dia da segunda quinzena de agosto e a segunda pré-clínica está pronta e à disposição dos estudantes.

 

#BM3ComunicaçãoCriativa

Compartilhar a matéria

PSD ainda quer uma candidata a federal

0

A contar da data do registro das candidaturas – 15 de agosto, os partidos tem prazo de 10 dias para substituição de nomes

Exatamente dentro desse contexto é que o PSD deseja lançar um nome, preferencialmente o de uma mulher, para ser candidata a deputada federal por Lages e região.

Dois nomes foram exaustivamente negociados, porém em ambos os casos houve negativa. A vereadora Aidamar foi irredutível, pois colocou a família em primeiro lugar, com a chegada de um netinho. A professora Mayra entendeu que pode ser bem mais útil como cabo eleitoral, se dedicando de corpo e alma na campanha.

Assim, o PSD tem 10 dias para registrar um nome, ou do contrário, quem irá correr sem adversárias será Carmen Zanotto.

 

#BM3ComunicaçãoCriativa

Compartilhar a matéria

Vaquinha para ajudar Mariani/Napoleão causa constrangimento

0

O Ouvidor Geral da Secretaria da Administração, Cel. Dejair Pinto, enviou uma mensagem aos servidores ocupantes de cargos comissionados solicitando contribuição de R$ 1 mil para a coligação “Santa Catarina quer mais”, visando apoiar as candidaturas de Mauro Mariani, governador, e Napoleão Bernardes, vice-governador.

O pagamento poderá ser feito em duas parcelas de R$ 500,00. Há inclusive indicação de um aplicativo. O cel. Dejair Pinto confirmou a legitimidade do apelo oficial e acrescentou que ele mesmo já efetuou o depósito à coligação.

O vazamento da informação causou constrangimento entre os militantes donos de cargos comissionados.

Coligação emite nota e justifica o pedido

​ A coligação “Santa Catarina Quer Mais” esclarece que, para as eleições deste ano, a legislação autoriza arrecadação de recursos por meio de instituições que promovam técnicas e serviços de financiamento coletivo em páginas na internet. Esses aplicativos eletrônicos e outros recursos similares são popularmente conhecidos de vaquinhas virtuais.

Esta possibilidade está prevista na Lei nº 9.504/97, artigo 23, inciso IV, e tem sido utilizada por candidatos de todos partidos, já que é um modo seguro tanto para o candidato quanto para o doador.

A coligação “Santa Catarina Quer Mais” então aceita doações de todos os filiados e simpatizantes da candidatura, os quais têm aderido de forma livre e espontânea. “É uma modalidade prevista em lei. Estamos pedindo doação junto aos filiados, que doam se quiser. E se doam é porque acreditam em nosso projeto”, diz Tufi Michereff,  coordenador da campanha da coligação.

O MDB esclarece ainda que os pedidos oficiais de doação se dão por meio dos canais oficiais do partido.

 

Fonte: Blog de Moacir Pereira

#BM3ComunicaçãoCriativa

Compartilhar a matéria

Merísio, Klainubing, Colombo e Amin fazem largada em Criciúma

0

Evento de mobilização reuniu mais de 500 pessoas e 27 prefeitos das legendas da coligação.

A coligação “Aqui é trabalho” iniciou a caminhada das Eleições 2018 nesta quarta-feira, dia 15, em Criciúma. Reunidos Gelson Merisio (PSD), candidato a governador, João Paulo Kleinubing, candidato a vice-governador, Esperidião Amin (PP), candidato ao Senado, e Raimundo Colombo (PSD), também candidato a senador.

Mais de 500 pessoas lotaram o Centro de Eventos Germano Rigo, em Criciúma, no encontro que abriu, na noite desta quarta-feira, a série de reuniões de mobilização que se estenderá até a próxima semana.

Quinta-feira em Lages

Nesta quinta-feira, o encontro será em Lages e na sexta-feira, em Chapecó. São José, Joinville, Videira, Canoinhas e Blumenau completam a lista de cidades que recebem o roteiro inicial de eventos.

Com informações: Thiago Santaella/Aqui é Trabalho
Foto: Luis Debiasi / Divulgação PSD

Compartilhar a matéria

Mariani começa pela Capital

0

A coligação Santa Catarina Quer Mais reuniu seus candidatos a deputados estadual, federal e aos cargos da majoritária na noite de terça-feira, 14, em Florianópolis.

Postulante ao Palácio Santa Catarina, o deputado federal Mauro Mariani destacou a qualidade dos 107 candidatos à Assembleia e dos 76 candidatos à Câmara Federal, da chapa que inclui MDB, PSDB, PR, PPS, PTB, DC, PTC, Avante e PRTB. Juntos, os partidos da coligação somam mais de 150 prefeitos e cerca de 400 mil filiados.

“Faremos uma eleição consagradora. Temos condições reais de eleger a maior bancada de deputados estaduais e federais. Vamos andar todos os cantos e recantos de Santa Catarina para atingir esse objetivo”, afirmou Mariani em seu discurso.

Com informações: Coligação SC Quer Mais
#BM3ComunicaçãoCriativa

Compartilhar a matéria

Sandero destruído no choque com caminhão na 116

0

Grave acidente no trevo da Lactoplasa, BR-116,  deixa veículo totalmente destruído

O acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (15), feriado da padroeira de Lages, na BR 116, no km 250, próximo a empresa Lactoplasa.

De acordo com informações do condutor do veículo Sandeiro placas de Curitibanos, o motorista da Strada placas de São José invadiu a preferencial da rodovia. Por conta disso o condutor do Sandeiro perdeu o controle da direção e colidiu contra um caminhão que vinha no sentido Vacaria – Lages.

O impacto foi tão forte que parte do veículo ficou completamente destruído. O passageiro José Luis Pires de Moraes 41 anos, foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, pelo Corpo de Bombeiros.


Com informações: Bombeiros
Fotos: Blog do Biguá
#BM3ComunicaçãoCriativa

Compartilhar a matéria

Coligação AQUI É TRABALHO se apresenta no CentroSerra, quinta

0

No encontro regional desta quinta-feira (16), no CentroSerra, quando estarão presentes os candidatos da coligação “Aqui é Trabalho”, o PSD deverá apresentar o nome do candidato (a) a deputado (a) federal

Questionado na coletiva de segunda-feira (13), se permanecia candidato a federal, o vice Juliano Polese respondeu que foi feita uma reunião do seu partido (PP), e foi decidido pela retirada do seu nome, num comum acordo com o PSD.

Convite para Carmen

Já o prefeito Ceron, também na coletiva, explicou que diante do desgaste sofrido por Carmen Zanotto ao ser candidata  a vice-governadora pelo MDB, e depois preterida na costura com o PSDB da coligação de Mauro Mariani, fez o convite pessoalmente para que ela se integrasse ao grupo do PSD, DEM, PP e outros partidos.

Outro grupo

“Seria natural para nós trabalharmos com ela, já que a atuação da Carmen Zanotto no parlamento é reconhecido. Mas ela optou por ficar no outro grupo político. Assim, deveremos ter um candidato a Federal”, disse Ceron.

Opção para o eleitor

Ceron citou uma lista de lideranças como Evaldo Amaral, Paulo Duarte, Raimundo Colombo, Coruja, Ivan Ranzolin que se elegeram Federal mesmo tendo adversário em âmbito local. “É natural que haja opção ao eleitor, e por isso mesmo foi decido de se lançar um nome para ser opção para o eleitor”.

 

#BM3ComunicaçãoCriativa

Compartilhar a matéria

Felício na Câmara, no lugar de Thiaguinho

0

Informações de Dionatan dos Santos, que na administração passada era responsável pela limpeza do Centro da Cidade e que será o assessor, dão conta da posse de Felício Martins (MDB), na sesssão de segunda-feira (20), já que o titular, vereador Thiago Oliveira se licencia para disputar uma cadeira na Assembleia.

Chegou-se a comentar que Felício estaria descontente com seu partido e até seria cabo eleitoral de Gabriel Ribeiro, porém pelo visto se tratava apenas de “negociações”.

Aliás, é grande a possibilidade de Felício permanecer como vereador no caso de vitória do seu candidato a governador, já que no caso de não se eleger, Thiaguinho tem altas chances de integrar o governo, haja vista sua “influência”.

 

#BM3ComunicaçãoCriativa

Compartilhar a matéria

Burocracia e cobranças extras na Celesc

1

Como empresa que já foi premiada pela eficiência, a Celesc tem alguns problemas que podem ser considerados como o cúmulo do absurdo da burocracia brasileira. Além do que os procedimentos na área comercial são como uma máquina caça-níquel no consumidor. Senão vejamos:

Ligação nova

– Tem de levar cópia do RG e do CPF, e no atendimento tem um cartaz dizendo que não tira cópias. Oras, quem precisa da copia é a Celesc e não o consumidor. Então, é obrigação da empresa tirar a sua cópia…

Categoria industrial

– A atendente questiona se a obra está pronta, e respondo que está nos acabamentos. Então, absurdamente, a obra é classificada na categoria Industrial (tarifa mais cara). E a explicação de que quando ficar pronta, liga para o 0800 e passa para a categoria Residencial.

Mas que absurdo, classificar a construção de uma moradia como industrial apenas para ganhar mais alguns pilas. Um verdadeiro escândalo, e não adiantou reclamar…

CONTRAPONTO

Segundo o gerente regional, José Afonso Marin, “a empresa segue regulamentos e procedimentos da Ag Reguladora Aneel que impõem a todas distribuidoras …conforme Resolução 414/2010”.

 

Fotos: reprodução

#BM3ComunicaçãoCriativa

Compartilhar a matéria

Caras novas no debate da televisão

2

Todos os candidatos ao governo de SC estão participando do processo pela primeira vez. São as caras novas que o eleitor tanto pedia…

Amanhã, quarta-feira, 15, é o prazo fatal para os pedidos de registros de candidatura. No dia seguinte, quinta, 16, candidatos e partidos estão liberados para colocar os blocos nas ruas, já com material de campanha e pedido de votos.

Debate na TV

A propaganda, não paga, na internet também estará liberada. E na sexta, 17, ocorre o primeiro debate dos candidatos ao governo na TV. Será no SBT, das 11h45min às 13h15hmin, com a mediação de Paulo Prisco Paraíso.

Confirmados

Confirmaram participação: Gelson Merisio, do PSD, Mauro Mariani, do MDB, Décio Lima, do PT, Comandante Moisés, do PSL, e Leonel Camasão, do PSOL.

 

#BM3ComunicaçãoCriativa

Compartilhar a matéria

Outras Notícias