Santa Catarina mais uma vez se solidariza com a situação vivida no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas que atingem o estado vizinho
Por determinação do governo catarinense, Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar enviaram ao RS equipes completas, formadas por 34 profissionais, na manhã de quarta-feira, 1º de maio, além de helicóptero, oito viaturas, 12 embarcações e uma viatura com equipamentos específicos para resgate em deslizamentos.
A força tarefa se concentrou às 4h de quarta no quartel do município de Araranguá, onde receberam instruções para o deslocamento até o município de Lajeado, no Rio Grande do Sul. Lá, irão compor o Sistema de Comando de Operações para a resposta ao evento adverso enfrentado.
Foram empenhados bombeiros militares das equipes de Força-Tarefa dos municípios de Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Tubarão, São José e Balneário Camboriú.
Recursos empregados:
30 bombeiros militares
11 embarcações
08 viaturas 4×4
01 viatura com equipamentos específicos para resgate em deslizamentos.
A Polícia Militar de Santa Catarina enviou ainda uma equipe que vai auxiliar no resgate e no apoio humanitário às famílias desabrigadas. Foram enviados para reforço ao efetivo local uma equipe do Batalhão de Aviação. A PMSC está programando também a ida de uma equipe de reforço para a garantia da ordem pública a partir do momento em que as águas começarem a baixar na região.
Situação no Rio Grande do Sul
O estado do Rio Grande do Sul desde domingo, 28 de maio, enfrenta fortes chuvas. Segundo o último boletim da Defesa Civil do estado gaúcho, foram registradas três mortes e há pelo menos 76 cidades atingidas. Duas mortes foram registradas em Paverama, no Vale do Taquari. Sendo dois homens, de 64 e 69 anos, que estavam dentro de um carro arrastado pela enxurrada. A terceira vítima foi atingida após uma descarga elétrica durante o temporal.
Atualização
Os temporais deixaram 11 mortos e 21 desaparecidos, conforme as atualizações mais recentes da Defesa Civil e da Polícia Civil. (Atualização feita dia 02/05/2024 – 9h)
Fonte: Governo SC/CBMSC
#BarãoOnline