Deputado quer SC mais verde

0
409

É das mais interessantes a indicação do deputado Mário Motta pa que Santa Catarina seja seja mais bela ainda, com planos municipais de arborização

Após indicação do deputado estadual Mário Motta (PSD), propondo a criação de comitê de apoio técnico para subsidiar os municípios na elaboração de Planos Municipais de Arborização Urbana, a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde emitiu parecer favorável e destacou que a iniciativa é importante e estratégica para promover o desenvolvimento sustentável das áreas urbanas.

A pasta sugeriu o encaminhamento da demanda à Câmara Técnica de Gestão Ambiental Urbana, do Conselho Estadual do Meio Ambiente que, por reunir diferentes setores e especialistas, pode ser mais efetivo para subsidiar os municípios.

Arborização urbana

Em todo o mundo, o desenvolvimento urbano desordenado gera consequências negativas como inundações, alagamentos e assoreamento de rios e córregos, comprometendo diretamente a qualidade de vida da população.

Diante desta realidade, é fundamental buscar alternativas que possam minimizar os impactos desastrosos e melhorem as condições no meio ambiente urbano. A ampliação da arborização urbana é uma das primeiras etapas, seguidas de macro e microdrenagem, para a construção de cidades com meio ambiente mais saudável, sustentável e resiliente.

Desta forma, o deputado estadual Mário Motta elaborou o Plano Mendoza que sugere a criação de comitê de apoio interinstitucional, vinculado à pasta, para auxiliar os municípios na elaboração de planos municipais de arborização urbana. A iniciativa é inspirada em dois projetos exitosos. Em abril deste ano, o deputado Mário Motta, em missão parlamentar à Argentina, conheceu Mendoza, conhecida como a Cidade das Árvores. No município, a arborização é uma característica marcante e desempenha papel significativo no ambiente urbano e na qualidade de vida dos habitantes.

Prefeituras e comunidades

Para isso, além do interesse das administrações municipais é necessário ainda o engajamento e participação ativa das comunidades por meio de ações de educação ambiental abrangentes, contínuas e diversificadas que conscientizem os munícipes sobre os benefícios, os deveres e responsabilidades da arborização urbana, combatendo o vandalismo e promovendo a cultura do cuidado com o meio ambiente.

Texto: Gabinete Mário Motta

Fotos: Iran Rosa de Moraes

#BarãoOnline

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui