A noite das Escolas na Avenida

1
559

Na segunda noite do Carnaval antecipado em Lages, o desfile de quatro escolas, na Passarela do Samba, no Bairro Universitário

O Carnaval em Lages teve duas noites de apresentações na Avenida. Na sexta-feira (21), os sete blocos e no sábado (22), quatro escolas. O motivo da antecipação foi pelo fato da maioria dos integrantes optarem por desfilar em outras cidades, como Joaçaba e Florianópolis. Muita gente não entende isso, mas…

Protegidos de São Carlos

A primeira a desfilar foi o Grêmio Recreativo Escola de Samba Protegidos de São Carlos, do bairro Habitação. Com 41 anos de história, consolidou-se como um dos pilares do carnaval lageano, conquistando oito títulos de campeã e 11 de vice-campeã.

Mesmo com a interrupção dos desfiles oficiais em 2007, a escola manteve viva a tradição, realizando apresentações no bairro de origem entre 2008 e 2013, além de 2016. Neste Carnaval prestou homenagem a dois ícones de sua trajetória como Bertolino Dutra (Betinho), intérprete da escola por muitos anos, e Tio Juca, passista e um dos coordenadores da escola.

Unidos do Ritmo Castro Alves – URCA

A segunda escola a entrar na avenida foi a Urca. Fundada em 1931, a Unidos do Ritmo Castro Alves – Urca – nasceu do sonho de apaixonados pelo samba e desde os primeiros desfiles com Pierrots e Colombinas dançando sob a luz da lua, a escola se destaca como um dos pilares da cultura carnavalesca de Lages.

Em 2025 a Urca celebra sua história com o enredo “Urca, 94 anos de histórias para contar” e o compromisso com o samba permanece firme, incentivando novas gerações a preservar e inovar nessa tradição. A escola reafirma seu papel como um verdadeiro celeiro do samba, garantindo que sua chama continue acesa para as próximas gerações.

Leões da Serra

A Escola de Samba Leões da Serra, terceira a desfilar, é a mais nova escola de Lages. Fundada em 2018 tem o compromisso de manter viva a cultura carnavalesca do bairro Várzea. Com o samba de enredo “Se você não gosta dela, azar é seu”, levou para a avenida belas alegorias e muita animação com os passistas.

A Leões da Serra esteve à frente das tratativas para viabilização de recursos para o Carnaval de Lages acontecer. Marcelo Campos, o Catê, foi quem montou um projeto e conseguiu recursos destinados à cultura pelo Governo do Estado.

Princesa Isabel

Para fechar a noite de desfiles, a Escola de Samba Princesa Isabel, do bairro Brusque, colocou seus mais de 200 componentes para sambar. Fundada em 1974, trouxe para este carnaval o samba enredo “O segredo do amor” e as cores vermelho, branco e dourado enalteceram a cultura afro e as religiões de matrizes africanas.

Fotos: Fábio Pavan e Silviane Brum
#BarãoOnline

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui