Depois de 6 dias o cão foi resgatado e estava saudável, sendo necessário técnicas de salvamento pela equipe dos Bombeiros
A guarnição do AR-104 deslocou até a SC 112, KM 253, entre Urupema e Rio Rufino, na localidade de Altos da Serra, para atender ocorrência de resgate de animal em penhasco. No local, o cachorro chamado Barão caiu em um penhasco de altura elevada.
6 dias
O cão estava no local há seis dias, o bombeiro foi acionado na terça a tarde, onde fez o reconhecimento do local e levantamento de dados, na quarta foi realizado voo com o drone por outra guarnição, afim de subsidiar com mais informações a equipe de resgate.
Na quinta feira a equipe de resgate acessou o local por um sítio, terreno bem acidentado, só foi possível com veículo 4×4. Fizeram um deslocamento a pé por uma trilha de aproximadamente 300 metros com todo o material de salvamento em altura.
80 metros
Na beira do penhasco não tinha visão do animal, apenas escutava-se o latido. A guarnição estaiou o tripé . Posteriormente equipou o resgatista com todo material necessário para a descida, abordagem, extração do animal e comunicação. Foi realizada a descida do resgatista com aproximadamente 80 metros de cabo no penhasco. Após acesso ao cachorro, o resgatista fez uma cadeirinha de vítima para o animal.
Saudável
A equipe de salvamento fez dois sistemas de vantagem mecânica em cada descensor, e puxou o resgatista e o cachorro novamente para a borda superior do penhasco. O cachorro que estava saudável foi entregue ao dono. Foram 5 horas de ocorrência somente no dia do salvamento.
Fonte: 6º Batalhão Bombeiros Militar
#BarãoOnline
Mobilizar tanta gente para um cachorro, podiam estar resgatando/apoiando alguma pessoa ou mesmo em treinamentos.