Semana Literária tem conhecimento e atividades

0
748

Com a parceria de diversas instituições, a Câmara de Vereadores está promovendo a Semana Literária, cuja abertura foi na tarde da segunda-feira (23). A programação prossegue até sábado, repleta de conhecimento e atividades

Nesses dias, a Câmara recebe exposições de escritoras, livros históricos, varais literários, além de uma tribuna livre para encontros, discussões, declamações, recitações, interpretações e o que mais permear o imaginário dos literatos. Situado no Hall, o Espaço Malinverni Filho abriga novamente a exposição “Tacto Esthesia – Patrimônio e Paisagem Cultural”, do artista plástico Carlos Wolff, que possibilita aos deficientes visuais acesso sensorial à manifestação artística através do tato.

Ao longo do evento ainda serão realizadas uma sessão especial, lançamento de livros, rodas de conversas, contações de histórias, oficinas de escrita, apresentações musicais e de dança. Também serão aceitas doações ao “Livros Que Alimentam”, iniciativa promovida pelo Projeto Amar e pelas Pastorais Sociais da Diocese de Lages e que permite a troca dos exemplares por alimentos não-perecíveis, litros de leite ou uma quantia em dinheiro, os quais serão revertidos em cestas básicas destinadas às pessoas em vulnerabilidade social no município.

Reitor da Unifacvest, professor Geovani Broering

Programação completa:

Todos os dias:

– Das 14h às 17h: Visitação livre.

– Exposição de Mulheres Escritoras: Sala da Procuradoria Especial da Mulher.

– Exposição de Livros Históricos da Câmara de Lages: Biblioteca Renato Nunes de Oliveira.

– Varal Literário e Penduricalhos em Prosa e Verso: Ambientes da Câmara.

– Tribuna livre e exposição “Tacto Esthesia – Patrimônio e Paisagem Cultural”, por Carlos Wolff: Espaço Malinverni Filho (entrada da Câmara).

– Arrecadação de livros para doação à VI Semana dos Livros Que Alimentam.

24/10/23 – Terça-feira

14h – Oficina de Escrita Criativa – Sala de Reuniões.

15h – Contação de Histórias e Roda de Conversa com a equipe Unifacvest.

15h45 – Oficina de Escrita Criativa – Sala de Reuniões.

16h – Contação de Histórias e Roda de Conversa com a equipe Unifacvest.

25/10/23 – Quarta-feira

14h30 – Roda de conversas com os autores Carlos André Correia e Adão Eri Lucrécio – mediação da presidente da Associação Lageana de Escritores (ALE), Maria Waltair – Sala da Biblioteca.

15h – “Biblioterapia” com a equipe da Coordenadoria Regional de Educação.

26/10/23 – Quinta-feira: Plenário Nereu Ramos da Câmara

19h – Sessão Especial – Semana Literária da Câmara de Lages com a participação das instituições parceiras: Associação Lageana de Escritores, Academia Catarinense de Letras, ABRV, CAV/Udesc, Uniplac, Unifacvest, Coordenadoria Regional da Educação, Secretaria Municipal de Educação, Biblioteca Municipal, Fundação Cultural de Lages, Núcleo das Escolas Particulares, Projeto Amar e Sesc.

– Apresentação da escritora/jornalista Julia Adhara; apresentação e sessão de autógrafos com o escritor Guille Thomazi.

27/10/23 – Sexta-feira: Plenário Nereu Ramos da Câmara

19h – Noite de homenagens aos escritores lageanos: Fabio Brüggemann, Yedda Goulart, Adão Eri Lucrécio, Claudio Rodrigues da Silveira, Catharina Maria Coser e Valdemiro Hildebrando.

20h – Homenagem póstuma à escritora Terezinha Nascimento.

20h30 – Lançamento dos livros: “Eu Te Sonho – Cartas do Confinamento” e “Fabulário dos Ilustres Desconhecidos”, de Fábio Brüggemann;  “No Recanto do Silêncio”, de Yedda Goulart; e “Vico – Crônicas de uma Vida”, de Valdemiro Hildebrando.

28/10/23 – Sábado: Calçadão da Praça João Costa

9h às 13h –Troca de livros literários: “Deixe Um, Leve Outro”; lançamento de livros e contação de histórias; doação de livros da Academia Catarinense de Letras e ABRV; shows dos CTGs, declamação e danças; interação artística com o Grupo Oxigênio (Sesc).

 

Fonte: Câmara de Vereadores

Fotos: divulgação

#BarãoOnline

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui