Caminhada marca reabertura do Parque Natural

0
592

Uma caminhada por uma das cinco trilhas do Parque Natural Municipal na manhã ensolarada de sábado (25), pelo prefeito Ceron e convidados presentes, marcou a reabertura do Parque Natural

O Parque Natural João José Theodoro da Costa Neto, localizado no bairro São Paulo em Lages, é uma oportunidade para conhecer um pouco da biodiversidade da flora e da fauna da Serra Catarinense através de cinco trilhas. A Trilha 1 – da Cachoeira, com extensão de 270m, foi percorrida pelo prefeito e convidados, como parte da cerimônia de abertura.

Revitalização

No período em que esteve fechado ao público, foi feita a reforma da sede e trilhas, o mapeamento de espécies, tanto do reino animal quanto vegetal, inclusive com demarcação e instrução sobre as trilhas, as quais podem ser feitas inclusive sem a presença de guias, onde o visitante irá encontrar placas informativas e educativas falando sobre os animais encontrados no parque, como também algumas árvores que estão identificadas com seu nome científico nome popular. Essas informações estão disponibilizadas em QR Code. “O objetivo é facilitar a visita nessas trilhas autoguiadas, onde a pessoa pode estar sozinha, sem a presença de um guia”, esclarece o Secretário Jean Felipe de Souza.

São 234 ha de biodiversidade

O Parque Natural é uma unidade de conservação de proteção integral, criado por lei em 1997. É um dos principais remanescentes do Bioma Mata Atlântica, com uma área de 234 hectares e com uma rica biodiversidade, destacando-se mais de 168 espécies de aves, nove de répteis, 21 de mamíferos e 98 de vegetais.

Em sua área de 2,34 milhões de m² de extensão e cortado pela BR-116, a área de visitação fica apenas em uma parte, onde é possível encontrar uma diversidade de animais nativos, como Bugio, Paca, Cutia, Mão-Pelada, Ouriço-Cacheiro, muitas espécies de aves e algumas serpentes. O parque conta ainda com mais de 90 espécies arbóreas, nativas da Mata Atlântica. Dentre as principais estão a Bracatinga, Araucária, Guabiroba, Pimenteira, Pata de Vaca, Casca de Anta, Ingá, Caroba, entre outras.

Cinco trilhas

O Parque Natural conta com cinco trilhas: Trilha do Xaxim; Trilha da Cachoeira; Trilha da Bracatinga; Trilha da Araucária e a Trilha do Bugio. Desde a mais curta, com 270 metros, até a mais extensa, com 600 metros. Cada trilha está sinalizada com fitas de cores diferentes, penduradas nas árvores para que o visitante não se perca. “É possível fazer uma caminhada mais longa, interligando uma trilha na outra, podendo chegar a 2,5 quilômetros, em torno de 1h às 2h de passeio”, explica a bióloga responsável pelo parque, Michelle Pelozato.

Agendamento e horário

As trilhas também podem ser feitas por grupos de escolares ou de pessoas interessadas que desejam a presença de guia, e nesses casos devem fazer o agendamento diretamente pelo WhattsApp do Parque (49-99836.1301).
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 14h às 17h. Nos finais de semana o horário e das 14h às 17 horas.

Texto: Milton Barão/Fotos: Nilton Wolff
#BarãoOnline

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui