Justiça absolve ex-prefeito de Videira. Pirotecnia?

0
216

O município sequer adquiriu a máquina, porém o prefeito foi acusado por delação premiada de um empresário e agora o feitiço pode virar contra o feiticeiro

Wilmar Carelli, ex-prefeito de Videira, no Meio Oeste de Santa Catarina, foi absolvido do processo da Operação Patrola, deflagrada em 2016. Ele era réu desde março de 2018 na Justiça Federal e acabou inocentado das acusações de fraude à licitação, superfaturamento de contrato administrativo e corrupção passiva. A sentença foi proferida no final de 2023.

Delação premiada

O ex-prefeito foi acusado com base na delação premiada de um dos empresários acusados de recrutar agentes públicos e políticos de várias prefeituras de Santa Catarina para fraudar licitações de máquinas e equipamentos pesados mediante o pagamento de propina.

Máquina pesada

Carelli foi prefeito de Videira de 2009 a 2012. Segundo o denunciante, a fraude teria ocorrido em 2011, na compra de uma máquina pesada.

Sentença

O caso iniciou com investigação do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), mas a denúncia foi protocolada na Justiça pelo MPF (Ministério Público Federal) por envolver repasses da União. O ex-prefeito foi acusado de receber propina.

A sentença que absolveu Carelli foi proferida no final de 2023 pela juíza Iracema Longhi, da 1ª Vara Federal de Joaçaba. Ela cita imprecisão nas informações da denúncia e ausência de provas no processo, ressaltando que apenas uma delação não basta para que haja uma condenação. O MPF não recorreu da sentença.

Sem provas

Carelli, em sua defesa, negou autoria do crime e a ausência de provas. Ele afirmou que o município não adquiriu a máquina da empresa do denunciante e que as acusações eram genéricas e imprecisas.

Feitiço e feiticeiro

A defesa não descartou a possibilidade de processar o empresário que fez as falsas acusações. “Essa questão não está definida, porém não está excluída”.

 

Fonte: NDMais

#BarãoOnline

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui