Em sete dias de trabalho, foram realizados serviços de limpeza e desobstrução em dois bairros e uma parte da área central. A equipe também ajudou moradores na limpeza de seus lotes residenciais e na volta para casa
Após uma semana de trabalho intenso na cidade de Muçum (RS), equipe da Defesa Civil retorna a Lages, de onde partiu com a missão de ajudar na recuperação do município, um dos mais afetados pela tragédia climática que vive Rio Grande do Sul.
Deparando-se com aquele cenário de destruição e ao mesmo tempo solidariedade, todos os desafios foram superados, seguindo o propósito de fazer o que fosse possível para reerguer a cidade e sua população.
Em sete dias de trabalho, foram realizados serviços de limpeza e desobstrução em dois bairros e uma parte da área central, totalizando 21 ruas. Nos últimos dias, quase a totalidade das famílias que estavam desabrigadas já haviam voltado para suas residências e iniciavam o trabalho de limpeza individual de seus lotes e casas.
O comboio partiu de Lages com um caminhão de mantimentos, resultado de doações da comunidade lageana, além do maquinário, composto por duas retroescavadeiras, duas caçambas, um caminhão com escavadeira hidráulica e duas viaturas. Instalaram-se em um alojamento improvisado, em uma escola de educação infantil municipal, com lonas espalhadas devido às goteiras e uma cozinha precária.
Fonte: PML/Defesa Civil
Fotos: Divulgação/Defesa Civil de Lages