Eles comandam o espetáculo no Recanto do Pinhão

0
807

O time de apresentadores deste ano foi formado por Ader Godoy, Suellen Resenha, Souza Filho e Toninho Vieira, comandando o Recanto do Pinhão Aracy Paim, uma história que começou em 1994, durante a 6ª edição da Festa Nacional do Pinhão

O Recanto do Pinhão foi criado para entretenimento dos turistas durante o dia, mas agradou tanto os lageanos que passou a ser chamado de “Esquenta da Festa”. E para comandar esse “esquenta”, a Fundação Cultural escalou um time de grandes estrelas.

Os apresentadores têm a responsabilidade de manter a animação do palco, seja na troca de músicos ou na animação do público, que, por conta dos horários e atrações, pode lotar o Recanto ou ter menos pessoas, dependendo principalmente do horário e das condições climáticas.

Como surgiu o Recanto

Dentro do formato inicial da Festa, não havia o Recanto, sendo o evento realizado no Parque do Conta Dinheiro. Mas, observando a grande movimentação de turistas que circulavam pela praça e muitas vezes cobravam opções de lazer durante o dia, o empresário Hernani Luiz Vieira, da antiga Banca Central, levou a ideia da criação do Recanto até a Comissão Organizadora (já que a Prefeitura era a promotora do evento).

O primeiro Recanto do Pinhão

A Festa do Pinhão estava em sua 6ª edição, tendo sido realizada no período de 1° de junho de 1994, quando começou o Recanto, na Praça João Costa, servindo como opção de lazer para os turistas. Foto: acervo de Hernani Luiz Vieira.

Convidados

Tendo então um palco na Praça e o nome de Recanto se consolidando, automaticamente a Fundação Cultural assumiu a responsabilidade da organização e passou a convidar comunicadores das emissoras de rádio locais. Esse formato se estendeu até o primeiro ano de governo do prefeito Antonio Ceron, quando os apresentadores passaram a ser da equipe da própria Fundação.

Time da Fundação

Assim, nos últimos anos, inclusive com o pedido da própria CDL de ampliar para 20 dias a duração do Recanto, o time de apresentadores deste ano foi formado por: Toninho Vieira, Suellen Resenha, Souza Filho e Ader Godoy.

Veteranos e novatos

Ader Godoy e Toninho Vieira, servidores municipais, estão no Recanto e na Festa desde a primeira edição. Toninho Vieira conta que ainda quando Aracy Paim organizava a distribuição de pinhão na Praça João Costa, fez amizade com ele.

Toninho Vieira

“Nessa época eu trabalhava na Rádio Clube (1973), e acompanhei o começo de tudo, sendo que mais tarde, quando em 1987 o prefeito Paulo Duarte organizou no Parque a 1ª edição da Festa, e pelo fato de ser servidor, participei ativamente, desde então. Aliás, a história do Recanto se mistura com o trabalho do servidor Ader Godoy, que na época tocava o projeto “Circo da Cidade”. “Como havia a necessidade da venda de ingressos antecipados, fui chamado para fazer um ‘agito’ na Praça, a convite do Tchê Lagoa e do Flavinho. Foi então montado um quiosque para as vendas e eu, por ser de teatro, fazia a animação, enquanto o Cabeça oferecia pinhão cozido. Foi então que o Hernani Vieira da Banca Central, entrou de parceiro, a pedido das pessoas que reclamavam a falta de opções de lazer durante o dia. Foi então que organizei uma lista de músicos do projeto e no ano seguinte já tínhamos até um pequeno tablado, músicos e até iluminação. E foi assim que surgiu o Recanto”, recorda emocionado Ader Godoy.

Souza Filho

Não é diferente a participação de Souza Filho, que por ser locutor da Rádio Clube na época, passou a ser convidado também para dividir a apresentação do palco do Recanto. “Foi na administração do prefeito Ceron que fui convidado ininterruptamente, pois antes eu cuidava mais da Rádio Pinhão no Parque.

Primeira mulher apresentadora

Já a novata do time Suellen Resenha está no seu terceiro ano como apresentadora, tendo o convite sido feito pelo superintendente da Fundação, Giba Roconi. Ela conta que tinha o sonho, e por iniciar o curso de jornalismo, aliado ao fato de ter o Projeto Passarela, precisou contar bastante com o apoio do Ader e do Souza para não tremer na hora de subir ao palco. “Ser apresentadora requer muita desenvoltura, muito preparo e muita vontade, e eu tinha tudo isso. Foi tanto que neste ano inclusive a AME e o Giba Ronconi me convidaram para apresentar Tay e Nara, antecedendo o show do Gustavo Lima. Foi emocionante demais, assim como todas as vezes em que subi no palco do Recanto do Pinhão”, conta Suellen, que de acordo com os arquivos da Fundação Cultural, foi a primeira mulher a apresentar a programação do Recanto.

Suellen Resenha

 

 

Texto: Milton Barão
Fotos: Fábio Pavan
Foto do primeiro Recanto do Pinhão em 1994 na data de 01 a 12 de junho de 1994 (acervo de Hernani Luiz Vieira)”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui