UNIFACVEST
 
Cortesia Blog
 
STOK TOPO
Início Site

Duas adesões não é o PSDB, rebate Pinheiro

0

O PSDB não decidiu apoiar Carmen Zanotto. O que houve foi adesão de duas pessoas, e então não se pode falar no partido, rebate Luiz Carlos Pinheiro

Respeito muito os parceiros, são grandes amigos, mas, neste momento, sem uma decisão colegiada, não se pode afirmar isso. Ninguém pode falar pelo partido. Trata-se apenas de apoios pessoais Carlos Roberto de Souza (Zebu) e Karlos Munhoz.

Pinheiro lamenta que tenha sido divulgado inclusive que com a adesão do PSDB, seriam sete as siglas com Carmen Zanotto que já contava com o Cidadania, DEM, PRTB, PDT, PSB e PL.

 

Fonte: Luiz Carlos Pinheiro

#BlogdoBarão

Mudança na interseção da BR 282 com a 101

0

A Arteris Litoral Sul informa que as obras executadas entre o km 215 e o km 217 da BR-101/SC, entroncamento com a BR 282, em Palhoça-SC – estão em fase final, devendo entrar em operação neste final de semana

Importante ressaltar, que os retornos em nível executados no km 216 e inversão da alça no km 217 Norte estão com o tráfego liberado, deste modo possibilitando a fluidez de retornos e passagem livre delimitada no projeto executivo aprovado.

Interseção com a 282

Durante essa semana estão sendo executados serviços de fresagem e recomposição do pavimento, bem como sinalização definitiva, de modo a realizar a alteração completa da interseção junto a BR-282.

Sexta e sábado

Essas alterações estão previstas para ocorrerem na madrugada do dia 25/09 (de sexta para sábado), conforme projeto aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O empreendimento realiza a ampliação da capacidade viária da via marginal – viabilizando a operação em sistema binário entre as ruas laterais norte e sul. Com isso, há previsão de melhoria da mobilidade no tráfego dessa região – incluindo a melhoria da fluidez na interseção com a BR-282.

Texto: Arteris Litoral Sul

#BlogdoBarão

Deputado Kennedy Nunes é o relator do Tribunal Especial de Julgamento

1

O deputado estadual Kennedy Nunes, do PSD, foi sorteado relator do pedido de impeachment do governador Carlos Moisés da Silva e da vice-governadora Daniela Reinehr no Tribunal Especial de Julgamento

O Tribunal foi instalado nesta sexta-feira (25), com a aprovação unânime dos dez membros, depois de lido todo o roteiro pelo presidente, desembargador Ricardo Roesler, e amplamente debatidos todo os itens.

O deputado Luiz Fernando Vampiro não participou do sorteio porque foi o relator na Comissão Especial da Assembleia.

Relatório em 20 dias

O presidente anunciou que o relatório deverá ficar pronto em 20 dias e não mais os 10 dias anunciados anteriormente.

Admissibilidade ou não

O colegiado, formado por 5 deputados e 5 desembargadores, vai analisar, inicialmente, a admissibilidade ou não do processo de impeachment do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e a vice Daniela Reinehr (sem partido). O relator terá 20 dias para elaborar e apresentar o parecer.

Afastamento 180 dias

Se for pela continuidade do processo, Moisés e Daniele serão afastados dos seus cargos por 180 dias. Se o parecer for pela não admissibilidade, o processo será arquivado.

Crime de responsabilidade

O governador é acusado de crime de responsabilidade por ter equiparado os salários dos procuradores do estado com o dos procuradores da Alesc através de decreto administrativo. De acordo com a denúncia, o procedimento deveria ter sido feito por projeto de lei.

Quem compõe o tribunal

Presidente

Desembargador Ricardo Roesler, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Os 5 deputados

Luiz Fernando Vampiro (MDB)

Kenedy Nunes (PSD)

Mauricio Eskudlark (PL)

Sargento Lima (PSL)

Laercio Schuster (PSB)

Os 5 desembargadores

Cláudia Lambert de Faria

Rubens Schulz

Sérgio Antônio Rizelo

Carlos Alberto Civinski

Luiz Felipe Siegert Schuch

Fonte: OCP News / NDMais / Moacir Pereira

#BlogdoBarão

Decreto libera Música ao Vivo e transporte idosos

0

Decreto Municipal flexibiliza horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais. Permite transporte coletivo pessoas com mais 65 anos e libera a música ao vivo em estabelecimentos. Essa deliberação vale a partir desta sexta-feira (25) no âmbito do município.

Mercados até as 22h

Está em vigor no município o Decreto nº 18.182, de 25 de setembro, o qual estipula que mercados, supermercados, açougues, peixarias, mercados atacadistas, e congêneres poderão abrir para o público de segunda-feira a domingo, entre 8h e 22 horas.

Shopping e postos

Shoppings e grandes lojas de departamentos situados às margens das rodovias federais: de segunda-feira a domingo entre 10h e 22 horas. Já Postos de combustíveis e lojas de conveniência: de segunda-feira a domingo entre 5h e zero hora (meia-noite).

Academias

Academias de ginástica, musculação, crossfit funcionais, estúdios, pilates, danças, escolas de natação e hidroginástica, entre outros respeitando a taxa de ocupação de 30% e distanciamento de 1,5m entre as pessoas e equipamentos, com atendimento: de segunda-feira a sábado até a meia-noite. Nos domingos deverão estar fechados.

Música Ao Vivo em bares e restaurantes

Está permitido música ao vivo em bares e restaurantes, conforme a sua atividade comercial, sem prejuízo do cumprimento das exigências para expedição do alvará de localização e funcionamento.

Regras: as apresentações devem ocorrer em ambiente ventilado, sem aglomerações e respeitando a distância mínima entre artistas e público; possuir barreira física entre o artista e o público, limitado a três artistas; as apresentações devem encerrar uma hora antes do fechamento do estabelecimento.

Transporte de idosos

Pessoas com mais de 65 anos retornam com acesso ao transporte coletivo urbano. Entre as alterações desta sexta-feira está a revogação do artigo 3º do Decreto nº 18.028, permitindo que as pessoas com mais de 65 anos acessem o transporte coletivo urbano em Lages.

Fonte: Prefeitura Lages

#BlogdoBarão

Comprou 5kg de erva para revender na city

0

Homem é preso com maconha escondida no carro, trazida de Floripa e para vender na Lajaika

Policiais rodoviários federais apreenderam na madrugada desta sexta-feira, na BR 282 em Lages, cinco quilos de maconha escondidas em um automóvel. Um homem foi preso.

Durante fiscalização a um Fiat/Tempra placas de Lages, os agentes perceberam o odor característico e encontraram os tabletes da droga escondidos debaixo do banco do passageiro.

O motorista, de 41 anos, disse que pegou a maconha em Florianópolis e a revenderia na região de Lages. Ele foi levado à Delegacia de Polícia onde vai responder por tráfico de drogas.

Fonte: PRF/Imprensa

#BlogdoBarão

Unifacvest e UPES (Índia), construindo um mundo diferente

0

Queremos criar o próximo Google! O ambicioso convênio celebrado entre a Unifacvestt e a UPES (Índia)

Uma cerimônia para entrar para a história de Santa Catarina. Foi com essas palavras, expressadas com a voz embargada e a face tomada de emoção que a Profª. Drª. Arceloni Volpato abriu, na tela ocidental do Google Meet, o MOU Virtual Ceremony and Discussion, pontualmente às 9h desta manhã em Lages – SC (18h em Dehradun) sob aplausos que ecoaram na tela tomada pelos docentes da UPES ao oriente.

Memorandum de Entendimento

O Memorandum of Understanding (Memorando de Entendimento) marca o lançamento público das ações protocoladas através do convênio celebrado entre o Centro Universitário Unifacvest e a UPES (Universidade de Estudos de Petróleo e Energia) da Índia, um dos centros mais avançados do mundo em pesquisas da engenharia e de Inteligência Artificial, célula de aceleração do Google, IBM, Microsoft, Boeing entre outras grandes corporações.

Transferência de Tecnologia

A parceria internacional selada hoje, 24 de setembro de 2020, contempla a transferência de tecnologia resultante das pesquisas em desenvolvimento nas duas universidades, colaboração em grupos de pesquisa, intercâmbio para formação, estágio e imersão linguística para mobilidade estudantil e docente (intercâmbios) além, da troca de tecnologias de virtualização da aprendizagem.

Construindo um mundo diferente

A ciência e suas obrigações tem que garantir que nós tenhamos, tão logo que seja oportuno, o retorno eficiente a todas as nossas salas de aula pelo mundo afora. Que a gente possa construir um mundo diferente daquilo que nós vivemos até aqui. Este é o grande desafio e é o grande trabalho que nós, das universidades espalhadas pelo mundo, que não se distinguem mais pelos seus espaços territoriais, temos a desbravar, concluiu Geovani Broering.

Tradução simultânea

A intermediação tecnológica e linguística esteve a cargo da Agência de Comunicação Unifacvest Press que fez a tradução simultânea com a acadêmica de jornalismo Gabriela Suzin e pelo setor de TI com o acadêmico de Ciência da Computação Gledison Bomfim.

Fonte: Unifacvest Press

#BlogdoBarão

Uma semana sem óbitos Covid, mas Serra não sai do Laranja

1

Por esse e outros motivos o secretário municipal de Saúde está questionando os critérios adotados pelo Estado na Matriz de Risco Potencial, que mantém a Serra Catarinense no Laranja

Lages chegou na quinta-feira (24) a marca de uma semana sem registro de óbitos decorrentes da Covid-19. O número de pacientes recuperados já passa de 3 mil, conforme a mais recente atualização.

Também nesta quinta-feira o Governo do Estado divulgou a mais recente Matriz de Risco Potencial de cada região, e mesmo diante das reivindicações, a Serra Catarinense permanece na fase Laranja.

Um ofício foi enviado ao Governo do Estado solicitando que ao menos um representante do COES-SC participe de uma sessão ordinária on-line do COES Serra Catarinense, que acontecerá na sexta-feira (25), para prestar esclarecimentos.

Taxa de Ocupação em 28%

A taxa de ocupação de Leitos UTI Covid, que em agosto alcançou um patamar de 90%, vem caindo progressivamente e despencou para 28% na quarta-feira (23).

A procura por atendimento no Centro de Triagem da Covid-19, localizado no Centro de Lages, apresentou uma redução de quase 50% desde o início da pandemia.

 

Fonte: Saúde Lages

#BlogdoBarão

Rua Nereu Ramos recebe 21 postes com 42 luminárias para nova iluminação

0

A Rua Nereu Ramos está recebendo 21 postes com 42 luminárias de LED, dentro do projeto paisagístico de revitalização, que dá total prioridade aos pedestres

Nesta semana estão sendo instalados os 21 postes, com 42 luminárias de LED, que certamente irão deixar o local ainda mais belo no período noturno, proporcionando não só uma maior luminosidade, como principalmente, dando aquele ar de modernidade, já que essa via pública funcionará com calçadas ampliadas.

O projeto que está em execução permite a passagem de um veículo por vez, dando a máxima prioridade para as pessoas, que terão ainda mais essa opção de lazer, além dos já concluídos calçadões da Praça João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho.

Fotos: divulgação

#BlogdoBarão

Júlio Garcia ou Ricardo Roesler, um deles pode governar SC por 180 dias

0

Tudo depende da magistrada vai analisar se recebe denúncia e torna réu o presidente da Assembleia de Santa Catarina, Júlio Garcia, o que mudaria a linha sucessória

Na sexta-feira, 25, às 10h será instalado oficialmente o Tribunal Misto de Julgamento e votado o nome do relator. Os trabalhos serão presididos pelo presidente do TJSC, desembargador Ricardo Roesler.

Se decidir que a votação da semana passada ocorreu de forma regular, o grupo poderá afastar imediatamente do cargo a dupla, abrindo caminho ao presidente da Assembleia, o deputado Julio Garcia (PSD), o primeiro na linha sucessória.

A magistrada

É nesse ponto que todas as atenções do meio político catarinense se voltam para o gabinete da juíza federal Janaina Cassol. Conhecida pelo rigor com que trata casos de corrupção, Janaina tem a missão da avaliar se torna ou não réu o presidente da Assembleia no caso de corrupção em contratos do governo catarinense.

Denunciado por lavagem de dinheiro, Garcia não poderá figurar na linha sucessória se virar réu. Nos últimos dias a Imprensa vem mostrando como o dinheiro de propina bancou toda sorte de mordomias ao político, de lancha a passagens para Disney.

Se a juíza receber a denúncia contra Garcia, quem assume o governo no afastamento de governador e vice será o presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Roesler.

 

Fonte: Revista Veja/Radar

#BlogdoBarão

Voos entre Lages Curitiba e Florianópolis em aeronave de 9 lugares

2

A rota preliminar apresentada pela Asta, na segunda, terça e quarta, a aeronave faria a ligação dos aeroportos de Lages, Caçador e São Miguel do Oeste com Curitiba e, na terça e quinta, com Florianópolis

Lideranças empresariais e políticas estiveram reunidas na tarde da segunda feira (21), para conhecer a proposta da empresa Asta Linhas Aéreas para operar voos nos aeroportos do interior de Santa Catarina.

Nove passageiros

Adalberto Bogsan, o diretor de operações, Marcos Ferreira e o diretor comercial, Fabiano Oliveira, apresentaram a companhia e um estudo preliminar de rotas e valores. A Asta é uma companhia aérea do Mato Grosso que atua no mercado desde 1995. Dispõe de aeronaves Grand Caravan com capacidade para transportar nove passageiros, além de dois tripulantes.

Rota e preço da passagem

A rota preliminar apresentada por Oliveira, na segunda, terça e quarta, a aeronave faria a ligação dos aeroportos de Lages, Caçador e São Miguel do Oeste com Curitiba e, na terça e quinta, com Florianópolis. Neste estudo preliminar, as tarifas variam entre R$ 400 e R$ 700, porém esse cálculo foi feito com base no ICMS do Mato Grosso.

Fonte: Comunicação Acil

#BlogdoBarão

Tribunal Especial de Julgamento já tem os 10 nomes

1

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) definiram na tarde de, 23, os integrantes da comissão que vai analisar o processo de impeachment do governador Carlos Moisés e da vice-governadora Daniela Reinehr. Refere-se ao primeiro processo – o da equiparação salarial dos procuradores.

A comissão será mista, com cinco deputados e cinco desembargadores:

Na Alesc, através de votação, foram escolhidos os deputados: Sargento Lima (PSL) – 30 votos, Maurício Eskudlark (PL) – 30 votos, Luiz Fernando Vampiro (MDB) – 30 votos, Kennedy Nunes (PSD) – 29 votos e Laércio Schuster (PSB) – 25 votos.

Já no TJSC, por meio de um sorteio, foi definido que os desembargadores Cláudia Lambert de Faria, Rubens Schulz, Sérgio Rizelo, Carlos Alberto Civinski e Luiz Felipe Siegert Schuch integrarão o tribunal especial de julgamento.

Na sexta-feira, 25, às 10h, será realizada a primeira sessão do Tribunal Especial de Julgamento.

 

Fontes: Alesc e TJSC

#BlogdoBarão

Monarim não será candidato. Restam seis

0

Dilmar Monarim esperava que houvesse somente três chapas para disputar a prefeitura. Com isso também contava ser a terceira via na campanha eleitoral deste ano, e assim teria grande chance de chegar ao Paço Municipal

Só que apareceram sete candidatos, e por isso mesmo está desistindo da candidatura, juntamente com o vice, Karlos Munhoz.

Em contato com o Blog, Monarim confirmou a desistência na manhã desta quarta-feira, e disse que a nominata dos postulantes a uma cadeira na Câmara de Vereadores ainda está sendo elaborada, para em seguida ser feito o registro no TSE.

 

#BlogdoBarão

Sete em cada 10 cidadãos aprovam Administração Ceron

0

A pesquisa realizada no dia 20 de agosto deste ano pelo Instituto On Line apontou que mais de 2/3 da população lageana aprova a Administração de Antonio Ceron e Juliano Polese. Os números são altamente positivos para Ceron

O Instituto On Line tem se destacado no Sul do Brasil pelos acertos em pesquisas, mas essa não é eleitoral, mas sobre a administração de Ceron e Juliano sobre a satisfação do cidadão lageano.

Resultado

66,6 APROVAM

27,4 DESAPROVAM

6,0 NÃO SABEM

Fonte: Instituto de Pesquisas On Line, 20/08/2020

#BlogdoBarão

Meu novo livro de cabeceira: “Segure Minha Mão”

0

Guille Thomazi, escritor lageano, 34 anos, está com um novo livro já nas livrarias, e que num bate-papo e um cafezinho com o autor, recebi o exemplar, que já está na minha cabeceira, para devorar a obra literária – Segure Minha Mão

Gado Novo

 

Aliás, a primeira obra literária de Guille, Gado Novo (Editora 7 Letras, 2013), tem uma incrível história que se passa no Centro-Oeste brasileiro, caiu nas graças do cineasta Beto Brant e vai virar filme, com música tema já composta pelo ator e músico Daniel de Oliveira, que também deverá interpretar o vilão da história.

 

 

Segure Minha Mão

Agora, Guille lança “Segure Minha Mão” (Editora Patuá, 2020), que é uma obra de ficção, a qual acontece no início do século XX, onde um homem busca o paradeiro da sua mulher, que fugiu de casa logo após dar à luz uma menina.

Fotos: Carla Reche

#BlogdoBarão